Receita Funcional: biscoito de polvilho com chia sem lactose

Publicado por Dani Oliveirasegunda-feira, 19 outubro 2015

Biscoito de polvilho com chia sem lactose

Tem uma coisa que preciso contar para vocês: desenvolvi uma intolerância à lactose. Demorei um pouco para descobrir o que era, mas enfim, é a minha realidade agora. Depois de alguns episódios de mal estar e passando muito mal, descobri que realmente o leite e derivados andam me fazendo bastante mal e como disse a minha gastro: “adulto não foi feito para tomar leite.” Então, vamos lá, sem chororo, porque a partir de agora, vocês verão por aqui, muitas receitinhas lacfree, tão saborosas e lindas como as que vocês estão acostumados.

Hoje, trouxe pra vocês um biscoito de polvilho caseiro com chia e sem lactose que aprendi com a Bela Gil. A chia já é muito comum nas minhas receitas funcionais e é excelente para aumentar o teor de fibras do biscoito. Fiquei realmente surpresa com o sabor do biscoito e por eu ter conseguido fazer um biscoitinho igual de padaria. Dá pra fazer variações de sabor também, é só usar a imaginação. Ah, é ótimo dica para o lanche da escola das crianças.

Rendimento

aproximadamente 40 biscoitos

Ingredientes para receita funcional de biscoito de polvilho com chia e sem lactose

  • 250 gramas de polvilho azedo
  • 1 ovo
  • 120 ml óleo de milho ou óleo de soja orgânico
  • 200 ml de água fria
  • 1 colher de chá de sal (opte por um sal mais saudável, tipo o sal rosa do himalaia)
  • 2 colheres de sopa de semente de chia

Preparo

Ferva 150 ml da água e coloque o óleo. Desligue o fogo e acrescente aos poucos o polvilho azedo, a chia e o sal, misturando bem com uma colher. Leve a massa ainda quente para a batedeira e adicione o ovo. Bata, até que fique em um ponto tipo “glacé”. Adicione aos poucos os 50 ml restantes de água. Coloque a massa em um saco de confeitar (ou um saquinho plástico com um buraquinho na ponta) e na assadeira antiaderente, faça formatos de biscoitos redondinhos, ou do formato que você preferir. Leve ao forno preaquecido a 200ºC. Deixe entre 15 e 20 minutos. Você pode deixar mais branquinhos ou mais moreninhos, aí vai do seu gosto. Eu gosto mais douradinho. Deixe esfriar e armazene-os em potes bem fechados ou saquinhos, para não amolecer. Eles ficam bem crocantes e muito saborosos.

Biscoito de polvilho com chia sem lactose
Biscoito de polvilho com chia sem lactose
Biscoito de polvilho com chia sem lactose

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Receitas e artigos relacionados:

11 pessoas comentaram

  1. Moisés segunda-feira 26 outubro 2015 às 20:38

    Olá Dani,

    Que pena ter desenvolvido a intolerância. Eu também tenho e é difícil acostumar com tantas coisas gostosas que tem em todos os lugares,feitas com leite e seus derivados.
    Sei que desse momento em diante, acompanharei as receitas que com certeza serão um delícia e poderei tentar em casa.

    Parabéns pelo site.

    • danitravessa #1° terça-feira 27 outubro 2015 às 08:21

      Obrigada pelo apoio Moisés. Até que pra mim está tranquilo, tem muita coisa boa lacfree no mercado, mas o que mais estou sentindo falta é de um queijo ralado na massa, por exemplo kkkkkkkk. Grande Beijo =)

  2. Evelyn #2° segunda-feira 26 outubro 2015 às 20:46

    Oi! Acompanho seu blog há tempos e sempre que faço as receitas deu muito certo :) só essa que não rolou… Tem algum macete? Colocar o polvilho muuuito devagar, esperar esfriar os líquidos…? Não deu ponto de glacé de forma alguma :( beijo e parabéns pelo belo trabalho por aqui!

  3. danitravessa #3° terça-feira 27 outubro 2015 às 08:20

    Olá Evelyn, que bom saber que sempre está por aqui fazendo as receitas. Quando fiz essa receita, fiquei com medo de não dar certo também, mas deu. Eu exatamente como descrevi, a única coisa que coloquei devagar foi a água. Esse ponto de glacê também me deixou na dúvida, mas foi como a Bela Gil descreveu. Na verdade a massa fica mole, só isso. Depois é só colocar no saco de confeitar e moldar os biscoitos nas formas, apenas isso. Esse final de semana vou fazer de novo e quero fazer alguma variação de sabor. Se der certo, com certeza irei postar novamente. Tô achando que vou tirar esse "ponto de glacê" depois dessa dúvida sua. Beijos Querida e obrigada por vir aqui compartilhar =)

  4. Gigi #4° domingo 31 janeiro 2016 às 09:37

    Poxa, o meu não deu certo.. =(
    Peguei de um site q falava pra colocar no liquidificador, não deu ponto. Esta na batedeira agora pra ver se não perco os ingredientes. Ficou absurdamente mole, sem chance nenhuma de colocar na forma.. =(
    E fiz exatamente como na receita, a agua de vagar e tudo mais…

    • danitravessa #5° quinta-feira 11 fevereiro 2016 às 08:53

      Nossa Gigi, não sei o que pode ter acontecido. Quando fiz pela primeira vez, fiquei com medo de ficar mole demais também, mas deu certo e nas outras vezes deu certo também. É uma receita da Bela Gil e também fiz exatamente como ela ensinou. Eu adoro esse biscoitinho, já fiz muito. Beijos =)

  5. elizete #6° segunda-feira 01 fevereiro 2016 às 10:31

    Olá! Posso fazer essa rosquinha com polvilho doce?

    Adorei todas as receitas pois também desenvolvi intolerância a lactose, mas a vida segue né.

    • danitravessa #7° quinta-feira 11 fevereiro 2016 às 08:54

      Não entendo muito de polvilhos Elizete, pra te falar se fica bom.

  6. mari ehnke #8° segunda-feira 29 fevereiro 2016 às 11:03

    Qual o prazo de validade do biscoito??

    • danitravessa #9° segunda-feira 29 fevereiro 2016 às 11:26

      Uma semana num pote bem fechado, de preferência de vidro, dá legal =)

  7. Claudia #10° segunda-feira 08 agosto 2016 às 01:32

    Dani, sou nova por aqui e tô adorando as receitinhas. Vou testar todas rsrs. Uma dúvida, o óleo é realmente necessário? Evito ao máximo usar óleo em minhas receitas.
    Obrigada e parabéns pelo blog

    • danitravessa #11° sexta-feira 12 agosto 2016 às 10:29

      Oi Claudia, acredito que sim, é uma receita com poucos ingredientes, aprendi ela com a Bela Gil. Que bom que está gostando do blog. Beijos =)

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>