Receita Funcional: biscoito de polvilho com chia sem lactose

Home / Receitas de Aperitivos e Entradas / Receita Funcional: biscoito de polvilho com chia sem lactose

Biscoito de polvilho com chia sem lactose
Tem uma coisa que preciso contar para vocês: desenvolvi uma intolerância à lactose. Demorei um pouco para descobrir o que era, mas enfim, é a minha realidade agora. Depois de alguns episódios de mal estar e passando muito mal, descobri que realmente o leite e derivados andam me fazendo bastante mal e como disse a minha gastro: “adulto não foi feito para tomar leite.” Então, vamos lá, sem chororo, porque a partir de agora, vocês verão por aqui, muitas receitinhas lacfree, tão saborosas e lindas como as que vocês estão acostumados.
Hoje, trouxe pra vocês um biscoito de polvilho caseiro com chia e sem lactose que aprendi com a Bela Gil. A chia já é muito comum nas minhas receitas funcionais e é excelente para aumentar o teor de fibras do biscoito. Fiquei realmente surpresa com o sabor do biscoito e por eu ter conseguido fazer um biscoitinho igual de padaria. Dá pra fazer variações de sabor também, é só usar a imaginação. Ah, é ótimo dica para o lanche da escola das crianças.

Rendimento

aproximadamente 40 biscoitos

Ingredientes para receita funcional de biscoito de polvilho com chia e sem lactose

  • 250 gramas de polvilho azedo
  • 1 ovo
  • 120 ml óleo de milho ou óleo de soja orgânico
  • 200 ml de água fria
  • 1 colher de chá de sal (opte por um sal mais saudável, tipo o sal rosa do himalaia)
  • 2 colheres de sopa de semente de chia

Preparo

Ferva 150 ml da água e coloque o óleo. Desligue o fogo e acrescente aos poucos o polvilho azedo, a chia e o sal, misturando bem com uma colher. Leve a massa ainda quente para a batedeira e adicione o ovo. Bata, até que fique em um ponto tipo “glacé”. Adicione aos poucos os 50 ml restantes de água. Coloque a massa em um saco de confeitar (ou um saquinho plástico com um buraquinho na ponta) e na assadeira antiaderente, faça formatos de biscoitos redondinhos, ou do formato que você preferir. Leve ao forno preaquecido a 200ºC. Deixe entre 15 e 20 minutos. Você pode deixar mais branquinhos ou mais moreninhos, aí vai do seu gosto. Eu gosto mais douradinho. Deixe esfriar e armazene-os em potes bem fechados ou saquinhos, para não amolecer. Eles ficam bem crocantes e muito saborosos.
Biscoito de polvilho com chia sem lactose
Biscoito de polvilho com chia sem lactose
Biscoito de polvilho com chia sem lactose

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.