Receita de shitake com talharim, couve e palmito

Publicado por Dani Oliveirasexta-feira, 07 março 2014

É minha Gente, o blog ficou uns dias fora do ar, por motivos de manutenção e muitos de vocês me mandando mensagens pedindo receitas específicas e querendo saber o que havia acontecido. Tivemos que migrar para outro servidor, porque o atual já tinha atingido a capacidade de processamento, mas enfim, tudo deu certo e graças ao meu irmão Guibas e a equipe da Data Home, tudo voltou ao normal. Peço desculpas a vocês pelo ocorrido e agradeço aos que não desistiram de acessar o blog.

Bom, Quaresma tá aí né.
Começou essa semana, na quarta-feira de cinzas. É o período do ano litúrgico que antecede a páscoa cristã. Na Quaresma Cristo nos convida a mudar, então, aos que acreditam ou não, vamos aproveitar para mudar os hábitos e ter uma alimentação mais saudável, balançada e menos exagerada.

Eu não sou nada parecida com o povo de antigamente, aquela fartura, aquele mundo de comida em cima da mesa, aquela comilança. Comida lá em casa, seja em algum jantar ou almoço, quase sempre é na medida certa. Não gosto de guardar comida pronta e muito menos de desperdiçar. Acostumei muito a fazer pratos para duas pessoas e como eu e o Alceu não comemos muito, acertar na medida é bem fácil.

A receita de hoje é uma boa opção para adeptos da Quaresma, os vegetarianos ou pra quem quer colocar a dieta em dia: massa (que pode ser integral), cogumelos frescos, couve fresquinha, palmito e mini tomates – uma combinação que me surpreendeu e que ficou muito saborosa.

Rendimento

Para 2 pessoas

Ingredientes

  • 1 bandejinha de shitake fresco
  • 1 punhado (bem pouco) de talharim (pode ser integral)
  • 3 palmitos
  • 5 mini tomates
  • 1 punhado de couve fresca bem picadinha
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 1 fio de azeite
  • 1 gole (bem pouco) de shoyo (procure usar o light é menos salgado)
  • sal a gosto

Preparo

Cozinhe a massa em água fervente, enquanto isso, numa frigideira, refogue o alho espremido no fio de azeite e adicione os cogumelos fatiados. Acrescente o palmito picado em rodelas grossas e os mini tomates picados ao meio. Mexa bem. Escorra a sua massa a junte aos cogumelos. Mexa e acrescente a couve. Mexa tudo muito bem para misturar e adicione o golinho de shoyo. Não é muito, você pode perceber pela foto que nem ficou escuro. Mexa mais e acrescente uma pitada de sal se achar necessário. Eu coloquei muito pouco. Desligue o fogo e sirva.

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Receitas e artigos relacionados:

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>