Receita de sal com ervas – consumo consciente do sal

Home / Receitas de Acompanhamentos / Receita de sal com ervas – consumo consciente do sal


No final do ano passado, meu marido me mandou um link da Prefeitura Municipal de São Paulo, sobre uma campanha de consumo consciente do sal e só semana passada que tive tempo de fazer a receita. É uma campanha bacana que todos nós deveriamos aderir. É uma iniciativa do Programa de Alimentação e Nutrição Paulistana da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que tem o objetivo de alertar as pessoas sobre os problemas que o uso abusivo do sal pode causar à saúde.
O excesso desse condimento está diretamente associado à hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, renais e alguns tipos de câncer. Hoje a hipertensão afeta 32% da população e é a principal causa de morte no Brasil. De acordo com estimativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os brasileiros consomem, em média, 12 gramas de sal por dia. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é até 5 gramas diárias (equivalente a uma colher de chá) e cá entre nós, a gente consome bem mais que isso, se colocarmos mesmo na balança.

Então, aproveite este começo de ano e vamos mudar os hábitos.
Consuma sal conscientemente!

Receita de sal com ervas

  • alecrim desidratado
  • manjericão desidratado
  • orégano desidratado
  • salsinha desidratada
  • sal (procure um sal de boa qualidade e com menor índice de sódio)

Preparo

Bata no liquidificador partes iguais das ervas e do sal. Guarde em um pote de vidro bem fechado e use no lugar do sal comum.
Fonte: Prefeitura de São Paulo

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.