Receita de risoto de champignon com posta de bacalhau grelhada

Home / Receitas de Peixes e Frutos do Mar / Receita de risoto de champignon com posta de bacalhau grelhada


O meu último domingo foi só de descanso. Curtindo a família e a minha casa.
Eu e Alceu tivemos muita sorte com o Edu, porque ele entrou no nosso rítmo de vida de uma forma tão simples, que até parece que a vida sem ele não existia. Acordamos os 3 por volta das 9h e eu não fico naquela paranóia de ter que dar banho correndo. Edu demora a mamar quando acorda, ele não mama logo que desperta. Tem dias que ele vai mamar lá pelas 9h30|10h. Eu sempre conversando com ele na cama e as vezes brincando no tapetinho de borracha, fazendo aquela “soca” entende… rsrsrsrs… final de semana então, a gente aproveita. E nisso, eu resolvi fazer um almoço bem gostoso, enquanto o Alceu tirava o atraso no sono, porque a gripe veio brava aqui em casa.

Ingredientes para a receita de risoto de champignon

  • arroz arbóreo (2 xícaras de café p/ 2 pessoas)
  • champignon (o quanto baste)
  • 1 colher de sopa de manteiga + 1 para finalizar
  • 1/2 cebola pequena
  • 1/2 taça de vinho branco ou cachaça
  • sal à gosto
  • caldo de legumes (1 litro de água + sachê de caldo de legumes)

Preparo

Etapa 1
Em uma panela grande aqueça a manteiga e a cebola. Deixe fritar, aumente o fogo e adicione o arroz (sem lavar), mexa bem e deixe fritar. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Etapa 2
Assim que o álcool  for absorvido pelo arroz e secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo pronto e quente. Acrescente sempre, duas conchas por vez. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando.Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo, acrescendo caldo e o champignon picado.
Etapa 3
Continue acrescentando caldo e mexendo. O ponto do arroz, deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu. O risoto não pode secar, ele tem o aspecto babento mesmo, não é soltinho como o arroz comum, ele é papado mesmo, aliás, muito papado. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Adicione a colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos poucos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho. Sirva imediantamente.

Ingredientes para a receita de posta de bacalhau grelhado

  • postas de bacalhau dessalgado
  • azeite de oliva extra virgem
  • alho
  • salsinha

Preparo

Numa frigideira, regue o fundo com baste azeite e coloque o alho picadinho, espalhado por toda superfície. Adicione as postas de bacalhau e tampe. Depois de um tempo, vire delicadamente e salpique salsinha picadinha. Se sentir necessidade, regue com mais azeite e tampe novamente, vá acompanhando o cozimento. Quando estiver pronto, sirva com o risoto.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.