Receita de risoto de bacalhau com caldo de pequi

Publicado por Dani Oliveiraquarta-feira, 11 janeiro 2017

Receita de risoto de bacalhau com caldo de pequi

Ah os risotos… são um caso sério na minha vida kkkkkk. Como a temporada de pequis está aí, outro dia, por sugestão do marido, fiz um risoto de bacalhau com caldo de pequi. Isso é que é gostar da fruta heim. Ficou suave e é uma bela alternativa para quem quer experimentar o fruto do cerrado, mas acha o sabor forte e tem medo dos espinhos. Você pode até servir o risoto com o pequi, mas se quiser ficar só com o arroz, tá de bom tamanho.

Rendimento

para 4 pessoas

Ingredientes para risoto de bacalhau com caldo de pequi

  • 4 xícaras de café cheias de arroz arbóreo (1 por pessoa)
  • 1 cebola média
  • 1 taça de vinho branco seco
  • 2 colher bem cheias de manteiga sem sal + 1 para finalizar
  • 1 kitro de pequi fresco refogado em azeite, cebola, alho e sal e adicionado 2 litros de água para cozimento
  • 2 xícaras de chá de lascas de bacalhau
  • sal e pimenta do reino moída à gosto

Receita de risoto de bacalhau com mini tomates assados

Preparo

Etapa 1
O primeiro passo é preparar o pequi para você ter o caldo pronto, porque é somente o caldo que você vai usar. Numa panela maior coloque a manteiga e a cebola picadinha e deixe cozinhar um pouquinho. Adicione as lascas de bacalhau e deixe cozinhar um pouco. Depois de cozidas, acrescente o arroz arbóreo e misture bem. Adicione a taça de vinho e deixe o álcool evaporar. Assim que o álcool  for absorvido pelo arroz começar a secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo.

Etapa 2
Adicione aos poucos colheradas do caldo de pequi e vá mexendo. Adicione, mexa sem parar, deixe o caldo secar e adicione mais, este processo é constante até o grão do arroz começar a ficar cozido e ao dente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela com a colher deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Mexa sempre para não deixar o risoto secar e vá experimentando, observando sempre a textura do arroz e continue acrescentando mais caldo.

Etapa 3
Depois de várias conchas de caldo, o arroz já deve estar quase no ponto. Acerte o sal se for necessário. Desligue o fogo e pronto coloque a última colher de manteiga, que deve estar gelada, no centro da panela e mexa pelas laterais até a manteiga derreter, isso servirá para dar brilho no seu risoto. Salpique pimenta do reino moída na hora e se quiser, sirva com o pequi.

Receita de risoto de pera com pistache

 

Receita de risoto de bacalhau com caldo de pequi

risoto-de-bacalhau-com-caldo-de-pequi03 risoto-de-bacalhau-com-caldo-de-pequi04

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Receitas e artigos relacionados:

2 pessoas comentaram

  1. Laura quarta-feira 18 janeiro 2017 às 19:18

    Daniiii…que arraso de sabor! Amo risoto e acompanho seu blog há um TEMPÃAAOOOOO. AMO SUAS RECEITAS E HISTORIAS. bEIJÃO

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>