Receita de parmegiana de berinjela

Home / Receitas de Acompanhamentos / Receita de parmegiana de berinjela


A fase saudável anda mesmo reinando lá em casa e espero sinceramente que dure longos anos, até porque levar uma vida saudável com alimentação mais adequada e exercícios físicos não faz mal pra ninguém. Mas não fiquem tristes, vem receita de risoto, carne assada e nhoque por aí. Já estão na fila.
Outro dia, num delicioso jantar italiano na Cachaçaria do Dedé & Empório (aqui em Uberlândia), comi uma parmegiana de berinjela, que de longe me encantou de tão saborosa. Sabem aquelas comidas confortantes que a gente nunca mais esquece, pois é, era a tal da parmegiana de berinjela que comi neste dia. É claro que a receita foi feita pelo Chef André Parente, mas eu na minha humilde tentativa culinária, tentei reproduzir o prato em casa. E olha, ficou tão bom, mas tao bom, que teve repeteto no almoço do outro dia.
Quando a gente fala de parmegiana já associa a receita com farinha de trigo, empanar e depois fritar, mas para amenizar a coisa e diminuir as calorias, optei por passar a berinjela somente no ovo e depois grelhar. Quem vê até pensa que sou entendedora do assunto, aliás, de nutrição não entendo é nada, mas acredito que eliminando e/ou substituindo alguns ingredientes, a receita fique menos calórica, como por exemplo, substituir a muçarela por requeijão light.

Rendimento

4 porções

Ingredientes para receita de parmegiana de berinjela

  • 1 berinjela de média para grande
  • 2 ovos
  • 1 fio de azeite
  • molho de tomate (em torno de 360 gramas)
  • 4 colheres de sopa de requeijão light
  • 1 xícara de chá cheia de carne moída
  • cebola e alho para refogar
  • queijo parmesão ralado na hora (o quanto baste)
  • sal a gosto

Preparo

Lave bem a berinjela e descarte a pota do talo. Pique em fatias bem finas com casca e tudo. Passe as fatias nos ovos ligeiramente batidos e grelhe uma a uma dos dois lados, usando uma frigideira quente com um fio de azeite. Reserve. Numa outra panela coloque a cebola e o alho picadinhos com mais um fio de azeite e deixe refogar. Coloque a carne e deixe cozinhar. Quando estiver cozida, despeje o seu molho de tomate, pode ser aqueles molhos prontos, misture bem, acerte o sal e deixe cozinhar por uns 3 minutos. Na hora da montagem, você pode optar por uma travessa única ou recipientes para servir individualmente, como estes da linha Chef Gourmet da Germer Porcelanas – mini forma redonda média. Coloque um colherada de molho para preencher o fundo, depois disponha fatias de berinjela em círculos, coloque mais uma camada de molho e a colherada de requeijão, depois monte mais uma camada de berinjela, cubra com o molho e salpique parmesão ralado por cima. Leve ao forno pré aquecido por uns 30 minutos e pronto. Se sobrar, fica ótima para comer no outro dia!

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.