Receita de espaguete com tinta de lula, frutos do mar e lombo de bacalhau ao forno

Publicado por Dani OliveiraMonday, 18 March 2013

Espaguete com tinta de lula e frutos do mar com lombo de bacalhau ao forno

Quer deixar o meu marido feliz e ter ingredientes assim em casa para ele se divertir. Final de semana destes, na companhia de queridíssimos amigos: Nádia e Dauro, passamos a tarde na cozinha, jogando conversa fora e namorando esse lombo de bacalhau dourar no forno. Alguns ingredientes não são muito fáceis de se achar aqui na minha cidade, então quando vimos este espaguete com tinta de lula lá na Cachaçaria do Dedé & Empório, levamos logo pra casa, para preparamos um prato diferente e saboroso.

Ah, lá na Cachaçaria do Dedé & Empóriotambém tem esse maravilhoso lombo de bacalhau dessalgado. Aliás, vou aproveitar e falar para vocês sobre as vantagens de se comprar o bacalhau dessalgado. Vocês sabiam que é muito mais vantajoso comprar o bacalhau congelado dessalgado,  pois fazendo isso vocês vão aproveitar 20% mais do bacalhau depois que ele descongelar, se fosse dessalgá-lo em casa, a perda é bem grande. E aqui vão algumas dicas importantes:

- o bacalhau congelado dessalgado deve ser descongelado em água temperada com sal e leva cerca de 1/2 hora, à temperatura ambiente. Esta forma de descongelar é mais rápida e permite corrigir o sal das partes mais finas de forma a homogeneizar toda a posta;
- o bacalhau congelado dessalgado evita a proliferação de bactérias, uma vez que este processo já é feito e controlado industrialmente.

Ingredientes para receita de espaguete com tinta de lula, frutos do mar e lombo de bacalhau ao forno

  • receita para 4 pessoas
  • 400 gramas de espaguete com tinta de lula*
  • 2 postas de bacalhau congelado dessalgado*
  • 300 gramas de camarão limpo e sem casca
  • 300 gramas de anéis de lula
  • azeite de oliva extra virgem
  • alho temperado*
  • alecrim e tomilhos frescos
  • sal a gosto
  • * tem lá na Cachaçaria do Dedé & Empório

Preparo

Descongele as postas de bacalhau conforme orientação. A caixa vem com 1 kg (3 postas grandes) eu usei 2 postas. Depois de descongelado, coloque numa assadeira e tempere com azeite de oliva, dentes de alho temperado (pode usar um pouco do caldinho do alho ou se você não tiver este alho, use o alho fresco cortado em lascas). Salpique um pouco das ervas frescas e leve ao forno pré-aquecido 180 graus por 20 a 30 minutos. Enquanto isso cozinhe a massa com um pouco de sal e bastante água. Numa frigideira coloque um fio de azeite e 2 dentes de alho comum picadinhos e refogue o camarão e a lula para ficarem bem fritinhos e suculentos. Tempere com uma pitada de sal. Depois, escorra a massa e misture aos frutos do mar, adicionando um pouquinho mais de azeite. Sirva a massa com a posta de bacalhau por cima.

Espaguete com tinta de lula, frutos do mar com lombo de bacalhau ao forno


Receitas e artigos relacionados:

4 pessoas comentaram

  1. Tatiane Monday 18 March 2013 às 19:07

    Oi Dani,

    aprovo perfeitamente o bacalhau congelado.
    Moro na Alemanha, e nunca vi aquele bacalhau salgado como vimos no Brasil. Fazia algum tempo que queriamos um bacalhau, e por fim compramos um congelado. Só elogios!
    Eu me perguntei…como fez para comer o macarrão? Tinha camarão!
    Quanto tempo você fritou a lula? Sabia que o tempo máximo para não deixar a lula borrachuda são 4 minutinhos?
    abraços,
    Tati

    • danitravessa #1° Tuesday 19 March 2013 às 10:48

      Olá Tati!
      Então, como tenho uma certa alergia a camarão, eu comi tudo, menos ele… kkkkk… foi tranquilo, até porque a minha alergia não é a respiratório, mas como tenho medo dela evoluir, decidi não comer mais camarão. Eu não tinha alergia a isso, ela se desenvolveu tem uns 10 anos e o que acontece comigo é apenas uma diarreia terrível, por isso que decidi parar de comer, vai que virá uma alergia respiratória.
      Bom, quanto a lula, o marido fez bem fritinho tudo (camarão e lula) mas ela ficou deliciosa.
      Beijo grande pra você =)

  2. Sheila #2° Tuesday 19 March 2013 às 00:28

    Nossa! Que diferente menina..
    Nunca tinha visto.. fica super convidativo a experimentar…
    Adorei..
    Aliás com certeza deve ter feito sucesso por aí em?
    Um beijo Dani.. e uma noite mais que linda viu?

    • danitravessa #3° Tuesday 19 March 2013 às 10:48

      Ficou delicioso mesmo Sheilinha =)

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>