Receita de cassoulet de linguiça

Home / Receitas de Acompanhamentos / Receita de cassoulet de linguiça


Quem gosta de cozinhar, normalmente adora assistir programas de TV. Eu sou fã de carteirinha e tenho os meus preferidos. Gravo todos para assistir depois. Final de semana passado, assistindo a um dos programas do Jamie Oliver, vi essa receita deliciosa de cassoulet. O cassoulet é uma especialidade gastronômica de origem francesa da região de Languedoc-Roussillon, em especial das cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse. Tem muitas versões, mas é feito basicamente com feijão branco e carne, principalmente carnes de: ganso, pato, salsichas, linguiça, carne de porco, perdiz ou cordeiro, mas tudo depende da temporada do ano ou da variedade local.
Conhecida também como feijoada branca, hoje o cassoulet é feito com carne de porco, pato e muitas vezes substituído por frango e cordeiro, leva também tomate e normalmente acompanha uma farofa de farinha de rosca. É um prato único e normalmente não é servido com arroz. Essa versão do Jamie Oliver é feita com linguiça e uma deliciosa farofa de pão de italiano. E como disse o marido: “Tá feio, mas tá bom” confesso também que o sabor é muuuuito bom.

Rendimento

para 4 pessoas

Ingredientes para receita de cassoulet de linguiça

  • 3 fatias de bacon
  • 1 maço de alho poro
  • 1 cebola roxa média
  • ramos frescos de tomilho e alecrim
  • 2 conchas grandes super cheias de feijão branco cozido com caldo
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 lata de tomate pelado
  • 8 linguiças suínas
  • 4 fatias bem grandes de pão italiano
  • azeite de oliva extra virgem
  • 6 folhas frescas de sálvia

Preparo

Pré-aqueça o seu forno à 200 graus. Pegue uma travessa ou assadeira que possa ir ao fogo. Coloque-a no fogo e frite as fatias de bacon picadas. Enquanto isso numa frigideira, grelhe as linguiças. Depois que o bacon dourar, acrescente o alho poro lavado e picado em rodelas finas e também a cebola roxa picada em pétalas finas. Acrescente também as ervas frescas: tomilho e alecrim. Mexa tudo e deixe refogar. Lembre-se que o seu feijão já precisa estar cozido e sem sal. Não esqueça das linguiças, vire-as algumas vezes. Voltando para o cassoulet, misture agora a sua lata de tomate pelado, desmanchando os tomates com a ajuda da colher e acrescente também as conchas de feijão branco. Mexa tudo, acerte o sal e deixe cozinhar um pouco em fogo baixo. Agora vamos a farofa: num processador bata as fatias de pão italiano com sal, pimenta do reino, umas duas colheres de azeite de oliva extra virgem e as folhas frescas de sálvia. Despeje esta farofa sobre o cassoulet, que ainda está no fogo, mas sem misturar, fazendo uma camada por cima. Depois que suas linguiças estiverem boas, coloque delicadamente sobre o a farofa. Como as minhas linguiças eram mais grossas eu fatiei ao meio, mas se as suas forem finas, pode deixar inteiras. Depois disto regue com azeite e leve a travessa para o forno entre 5 e 10 minutos. Agora é só servir!


Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.