Receita de torta de pão-de-forma

Publicado por Dani OliveiraWednesday, 06 August 2008

Nesta última segunda, ao chegar em casa, depois da minha aula de pilates… a dúvida… o que fazer para comer??? Bom, abri a geladeira e bati o olho no meu pão de forma… hehe… não, não foi um baurú que eu fiz… como tinha um recheio de frango pronto, que tinha feito minhas quesadillas semana passada… opa… vai ser isso mesmo: TORTA DE PÃO DE FORMA!
O certo mesmo é você comprar aquele pão de forma sem as beradinhas, mas o meu era o tradicional mesmo, com beiradas. Para não desperdiçar fiz deliciosas tirinhas salgadinhas. É muito simples, você corta as beradinhas do pão de forma para fazer a torta, depois é só temperar com sal, azeite e orégano e levar ao forno, mas cuidado para não torrar, tem que ficar de olho e mexer de vez enquando. Olha aí a foto. Fica uma delícia pra servir como aperitivo.


Bom, então vamos a montagem da torta. Primeiro você prepara o recheio, que pode ser o que você quiser. Carne moída ou frango desfiado, misturado com cenoura ralada, palmito, ricota, milho, ervilha, pode ser com atuam ou sardinha também… enfim, se você tiver um “restóio” (como diz minha grande amiga Alcinete) a festa tá pronta. Eu tinha um recheio pronto de frango, ricota, azeitonas, tomates e alho poró, foi só esquentar e acrescentar mais um pouco de molho, porque o receio desta torta, não pode ser muito seco, tem que ser mais molhadinho. Com os pães cortados e recheio quentinho é só começar a montar.

foto do preparo da torta de pão-de-forma
Você coloca uma camada de pão, espalha o recheio por cima e coloca queijo ralado, da sua preferência. Eu coloquei o queijo prato, ralado mais compridinho. Aí, coloca outra camada de pão + recheio + queijo e por aí vai, até a última camada ser de pão novamente. Depois você pega maionese ou requeijão e passa em volta da torta todinha, pra fazer uma espécie de acabamento. Pra finalizar você salpica batata palha em volta. A batata vai grudar na maionese e vai dar um efeito legal. Se preferir, deixe uns 30 minutos na geladeira pra ela ficar fria. Depois é só servir!

foto de um pedaço de torta de pão-de-forma com uma mini coca-cola em garrafinha de vidro

Nesta receita você encontra:

Outros artigos e receitas como esta em:

Receitas e artigos relacionados:

9 pessoas comentaram

  1. Súzan Carla Sunday 25 January 2009 às 09:55

    Adorei a receita Dani. Fiz ela hoje aqui em casa com Atum e todo mundo curtiu muito.
    :-)

    • maria das neves #1° Friday 04 January 2013 às 21:48

      é facíl axo que vou fase!
      maria das neves

  2. cristovao #2° Tuesday 04 August 2009 às 11:41

    Olha sua receitas são otimas, fiz o bolinho de milho , ficou nota 10 , mas queria umas receitas, mais praticas de buteco rs…eu tenho um , tipo pé de poco , joelho de porco, etc… parabéns pelo site….

  3. linda #3° Wednesday 05 August 2009 às 10:14

    Oi Dani adorei as receitas, principalmente os aperitivos,meu marido e eu receberemos amigos neste fim de semana para tomar um vinho e irei preparar algumas delas.Não sei se é possível colocar marcar dos produtos, principalmente de palmito, pois muitas vezes são impraticaveis de comer e tambem a validade das sobras.

    Um grande abraço e parabens pelo marido, tambem tenho um maridão

    Carinhosamente

    Linda

    • livia lima #4° Thursday 10 April 2014 às 13:24

      adore vou fazer pra vende obrigadooooo

      • danitravessa #5° Thursday 10 April 2014 às 16:19

        Legal né Livia!
        Fica deliciosa, você vai gostar =)

  4. Nilce Zangrandi #6° Wednesday 07 July 2010 às 15:36

    Quero dar outra dica para essas casquinhas. Passe-as numa mistura de uma lata de leite condensado com meia lata de leite.Depois passe no côco ralado seco(aqueles de pacotinho) e asse ou frite. Fica um biscoitinho ótimo para comer com chá, café ou para decorar taça de sorvete.

    Bjs

    Nilce

  5. dayse cassia stancio #7° Wednesday 31 August 2011 às 10:08

    adorei a torta é super simples e deliciosa.

  6. CELINA BREDEMANN #8° Tuesday 18 October 2011 às 14:55

    OI DANI TUDO BEM???

    VOCE REALMENTE SABE DO ASSUNTO,ESTA TORTA E SIMPLESMENTE MARAVILHOSA !!

  7. thais #9° Tuesday 24 January 2012 às 12:02

    Olá,acabei de fazer a receita da torta de pao forma,adorei a dica das tirinhas que sobra do pao,ficou uma delicia….

    Boa Tarde!

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>