Mineirices de um fim de tarde e o novo livro da Ana Maria Braga

Publicado por Dani Oliveirasexta-feira, 29 agosto 2014

As 101 melhores receitas brasileiras

Apesar de ser mineira de verdade, tem muita gente que pensa que sou paulista ou que moro em São Paulo. O porque eu não sei, mas isso é até falar comigo pessoalmente kkkkkk, mineirinha lascada. Sou nascida em Uberlândia, Minas Gerais, Triângulo Mineiro e é aqui que as minhas panelas vão pro fogo e esquentam o meu coração.

Fui convidada para um novo desafio da Editora Agireu e mais outros 5 blogueiros de gastronomia que também adoram a culinária. O lançamento em questão é o novo livro da Ana Maria BragaAs 101 melhores receitas brasileiras. São os pratos clássicos do Brasil apresentados como obra de arte. E adivinhem quais receitas eu escolhi pra fazer parte deste café da tarde – as mineiras uai.
Eu moro num condomínio um pouco mais afastado do centro da cidade. Minha casa é de esquina, bem no finzinho da rua e o pôr do sol ahhhhh que lindeza. Chama o corpo pra tomar um café e esquenta a sala pela janela ampla de vidro e aqui em Minas o café da tarde sempre é um evento farto, de casa cheia de gente, de forro de mesa furado, de café coado, de xícara de porcelana da avó, de forrinho de filó em cima do bolo, de tabuleiro de pão de queijo que não dá nem pro começo. E foram assim as minhas escolhas para um menu pra lá de mineireis.

O pão de queijo para mineiro tem a mesma importância que a água para a sobrevivência da humanidade. Acha engraçado, pergunta aí do lado pro seu amigo mineiro. O cardápio do café então, não poderia deixar de ter o famoso pão de queijo, com ovos e leite caipira e com aquele cheirinho que enche a casa de sabor. Todo mineiro já nasce sabendo comer pão de queijo e fazer então é uma moleza. Pão de queijo é vida, como diz uma grande amiga minha e ela tem razão. Um café sem pão de queijo é a mesma coisa que um amor sem paixão.

As 101 melhores receitas brasileiras

A próxima receita que escolhi foi um delicioso e fofinho bolinho de fubá, daqueles com cara de vó como mesmo disse uma das amigas que convidei para o café. Ah esse tal de convidei vai dar um problema, mas gente, me perdoem, não dava pra convidar todo mundo. Bom, mas diferente da receita original do livro, essa eu usei uma receita antiga que sempre faço, de liquidificador, bem fácil mas é de fubá do mesmo jeito. Suquinho de melancia com morango pra quem ficou curioso.

Dica do marido: passa um requeijão cremoso aí pra você ver kkkkkk…

As 101 melhores receitas brasileiras

Já a queijadinha é um doce de origem portuguesa, mas que cravou os dentes aqui em Minas. A maioria dos mineiros conhece, aliás quem não conhecer não é mineiro de verdade. Esse tem aquele gostinho do salgado com o doce, da surpresa do queijo com a suavidade do coco. A mais dura realidade é que é muito difícil comer só uma.

As 101 melhores receitas brasileiras

E não tão menos importante, aliás muito importante para os mineiros doceiros que passaram por aqui – o brigadeiro. Muito comum em todo Brasil, facilmente encontrado a paisana nas melhores festinhas de aniversário e levado frequentemente (das festinhas de aniversário) para ser degustado posteriormente em casa, geladinho. A origem do brigadeiro é desconhecida, mas o seu sabor é bem conhecidinho por aí. Essa receita é mamão com açúcar como diz aqui em Minas, de tão fácil.

As 101 melhores receitas brasileiras

Enfim, foi uma tarde de delícias, de risadas, de crianças brincando, de pessoas boas sentadas envolta da mesa e daquele mineireis que só um bom mineiro conhece e dá valor. Agora é esperar a votação e ver o veredito. Então corre gente, pega os trens aí que a coisa emvem.

Boa sorte pra mim e para os meus cumpadis e cumadis blogueiros que também fazem parte deste desafio:
Cozinha Pequena
Gordelícias
Panelaterapia
Pitadinha
Sabor Sonoro

Sorteio no Instagram

E se você ficou doido querendo um livro destes da Namaria também, pra fazer as 101 receitas clássicas e deliciosas, tem sorteio rolando lá no meu Instagram @cozinhatravessa, corre lá!

As receitas deste post, vocês poderão acompanhar ao longo da semana que vem, aqui no blog.

Um beijo com cheirinho de café e gostinho de pão de queijo!

Receitas e artigos relacionados:

6 pessoas comentaram

  1. Raquel Arellano sábado 30 agosto 2014 às 10:12

    Como eu te disse, já sei onde tomar aquele café da manhã delícia quando viajar pra Minas… Arrasou nessa mesa, mulher!
    http://gordelicias.biz

  2. Leandro Gonçalves #1° sábado 30 agosto 2014 às 11:24

    Dani do céu, me convida pra uma tarde dessas! Tudo incrível, as fotos, as receitas, tudo, tudo, adorei!

    Um beijo,

  3. Jordana #2° domingo 31 agosto 2014 às 04:43

    Ai Dani você sempre me deixa lambendo os beiços e morrendo de saudades da terrinha. Lindas fotos, beijão!

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>