Receita de Bolo de Chocolate de Caixinha

Home / Receitas de Doces e Sobremesas / Receita de Bolo de Chocolate de Caixinha


Gente, vou confessar, eu também faço bolo de caixinha… rsrsrs…
Quem já me conhece um pouquinho aqui pelo blog, sabe que não faço muitos doces e sobremesas, mas de vez enquando eu me arrisco em alguma coisa. Semana passada, fiz um bolo de chocolate, destes de caixinha, mas dei o meu toque especial.
“Abre parentêses
Já usei 3 marcas diferentes, mas pra mim, a campeão é a da marca Sol.
O bolo fica fofinho e delicioso.
Fecha parêntese”.
Normalmente, para estes bolos, você tem que acrescentar 3 ovos, 150ml de leite e 2 colheres de manteiga. Além dos acréscimos tradicionais, acrescentei mais 1 colher de sopa de essência de baunilha e 1 colher de café de cardamomo. O cardamomo é um especiaria bastante utilizada na Índia. Tinha tempos que estava atrás dele e achei o ano passado, lá no Azeitona Verde (Bairro Fundinho). Se quiser saber um pouco mais sobre o cardamomo, entre aqui. Como queria um bolo bonito pra foto, fiz uma calda também, mas sem seguir nenhum receita, nem medida, porque (que eu me lembre) nunca fiz uma calda de chocolate, mas vejam como fiz a mistura.
Ingredientes da calda
cacau em pó (+ou- 100gramas)
– manteiga sem sal (+ou- 2 colheres de sopa)
– leite integral (+ou- 200ml)
– açúcar orgânico (acho que foram umas 8 colheres de sopa cheias)
– 3 colheres de polpa de maracujá (da fruta mesmo, com as sementinhas)
A quantidade de açúcar foi porque o cacau em pó é totalmente sem açucares, amargo, então fui colocando o açúcar até achar que deu um ponto meio amargo na calda. Pensei em usar o açúcar mascávo, mas fiquei com medo da mistura. Alguém já fez esse teste pra caldas???

Preparo
Coloque todos os ingredientes numa panela e misture até engrossar em ponto de calda. Quando a mistura fica grossa quando você levanta a colher. Olha que beleza que ficou o bolo e ficou uma delícia viu!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.