Receita de Bolo de Chocolate de Caixinha

Publicado por Dani OliveiraMonday, 13 April 2009

Gente, vou confessar, eu também faço bolo de caixinha… rsrsrs…
Quem já me conhece um pouquinho aqui pelo blog, sabe que não faço muitos doces e sobremesas, mas de vez enquando eu me arrisco em alguma coisa. Semana passada, fiz um bolo de chocolate, destes de caixinha, mas dei o meu toque especial.

“Abre parentêses
Já usei 3 marcas diferentes, mas pra mim, a campeão é a da marca Sol.
O bolo fica fofinho e delicioso.
Fecha parêntese”.

Normalmente, para estes bolos, você tem que acrescentar 3 ovos, 150ml de leite e 2 colheres de manteiga. Além dos acréscimos tradicionais, acrescentei mais 1 colher de sopa de essência de baunilha e 1 colher de café de cardamomo. O cardamomo é um especiaria bastante utilizada na Índia. Tinha tempos que estava atrás dele e achei o ano passado, lá no Azeitona Verde (Bairro Fundinho). Se quiser saber um pouco mais sobre o cardamomo, entre aqui. Como queria um bolo bonito pra foto, fiz uma calda também, mas sem seguir nenhum receita, nem medida, porque (que eu me lembre) nunca fiz uma calda de chocolate, mas vejam como fiz a mistura.

Ingredientes da calda
- cacau em pó (+ou- 100gramas)
- manteiga sem sal (+ou- 2 colheres de sopa)
- leite integral (+ou- 200ml)
- açúcar orgânico (acho que foram umas 8 colheres de sopa cheias)
- 3 colheres de polpa de maracujá (da fruta mesmo, com as sementinhas)
A quantidade de açúcar foi porque o cacau em pó é totalmente sem açucares, amargo, então fui colocando o açúcar até achar que deu um ponto meio amargo na calda. Pensei em usar o açúcar mascávo, mas fiquei com medo da mistura. Alguém já fez esse teste pra caldas???

Preparo
Coloque todos os ingredientes numa panela e misture até engrossar em ponto de calda. Quando a mistura fica grossa quando você levanta a colher. Olha que beleza que ficou o bolo e ficou uma delícia viu!

Nesta receita você encontra:

Outros artigos e receitas como esta em:

Receitas e artigos relacionados:

8 pessoas comentaram

  1. Eloisa Noemia Tuesday 14 April 2009 às 13:07

    Amiga,

    te visitar aqui já virou rotina, cada dia me apaixono mais pelas delícias postadas aqui.

    Adorei o toque da cobertura, eu sempre faço, mas com aquela receita do brigadeiro, ou da cobertura do bolo de cenoura da mamãe que fica quebradiça depois que esfria.

    Vou esperimentar a sua com o maracujá, já deu água na boca.

    Beijão, sucesso!! Saudades….

    Elô

  2. Raquel #1° Tuesday 14 April 2009 às 18:03

    Dani, descobri seu blog atravez do programa Cult e adorei! vou passar por aqui todos os dias!

    Vou me atrever a deixar uma dica… experimente o bolo da marca "Fleischmann", em especial o sabor Capuccino, é uma delícia! ele é uma mistura d café e chocolate ao mesmo tempo! hummm… eu as vezes coloco ainda canela, fica mto bom! pode fazer uma cobertura d chocolate q acentua ainda mais o sabor! huuummm, deu ate vontade! rs

    Bjs e parabéns pelo site! amei!!!!

  3. Dani Oliveira #2° Wednesday 15 April 2009 às 11:50

    Elô,

    Bom demais ver você por aqui!

    Beijo grande =)

    Raquel,

    Seja muito bem vinda!

    Volte sempre que quiser.

    Beijos querida =)

    P.S.: Vou experimentar esta marca sim.

  4. Juliana de Castro Ma #3° Thursday 16 April 2009 às 09:02

    Ei, Dani. Também virei fã do blog.. Essa semana fiz os cookies de chocolate e quase morri de tanto comer… vou fazer novamente para uma prima que vem passar as férias na minha casa…

    Tenho uma receita de calda que além de simples é muito versátil: quentinha vira uma calda quente para sorvete deliciosa!! É o seguinte: uma caixinha de creme de leite, com soro e tudo, quatro colheres cheias de chocolate em pó (Garoto porque sou capixaba) e açúcar a gosto (a receita pede quatro, mas se usarmos o cacau em pó. Quando uso o chocolate em pó nem uso açúcar, sou fã de doces não muito doces). Leva ao forno até ferver. Depois joga em cima do bolo e pronto. Ou coloca na taça de sorvete antes de servir a bola do sorvete!!!

    Beijão Dani… vou fazer o cookie de castanha!! Amei!

  5. Maria Penha #4° Tuesday 15 December 2009 às 13:05

    To tentando fazer um bolo de caixinha recheado…rs Nao achei o que eu quero mas foi legal ter visto que voce tambem tentou! E sei que ficou gostoso pq tambem ja fiz! Beijo

  6. Pingback: Uma cara nova para o bolo de caixinha | Cozinha Travessa
  7. Anonimo #5° Saturday 22 December 2012 às 21:37

    Eu comprei um bolo dessa marca,ai eu fiz certinho mas ele nao esta assando,na verdade a parte de cima nao esta,me ajudem por favor !

    • danitravessa #6° Wednesday 02 January 2013 às 18:37

      Bom, não sei o que pode ter acontecido, talvez seja o seu forno =/

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>