Receita de Chilli

Publicado por Dani OliveiraWednesday, 08 April 2009

Gente, fala sério, esse prato ficou o bicho. Não imaginei que ficaria tão gostoso. Sim, o chilli é aquele prato mexicano que vai feijão. Aliás os mexicanos usam muito o feijão. Mas vou confessar uma coisa pra vocês, nunca tinha cozinhado feijão na minha casa, acreditam?! Mas tenho uma justificativa, o Alceu não come… rsrsrsrsrs… aí deixo pra comer feijão na minha mãe e na minha sogra. Esse prato é um pouco mais trabalhaso, porque você tem que fazer os ingredientes separadamente e depois juntar tudo, mas vale a pena, porque fica maravilhoso!

Ah, quero aproveitar para agradecer algumas pessoas especiais. A Góia, minha querida amiga que eu amo, que me emprestou 2 mantas peruanas chiquérrimas, que usei na decoração. E meus super vizinhos Ivônia e Marquinho, que me emprestaram essa panela linda de barro, que fez toda a diferença na apresentação do prato.
O B R I G A D A !

Ingredientes (fiz esta quantidade para 14 pessoas)
- 1/2kg de feijão vermelho (usei o feijão carioca)
- 2 pimentões amarelos
- 2 pimentões vermelhos
- 2 pimentões verdes
- 2 cebolas grandes
- 1/2kg de carne moída (eu sempre uso o patinho para carne moída)
- 1/2kg de lombo suíne cortado em cubinhos pequenos
- azeite de oliva extra virgem
- alho picado
- farofinha de Doritos

- 1 colher de sopa bem cheia de pimenta chilli em pó
- sal marinho (sempre irei indicar o sal marinho agora, pois é ele que eu uso, mas Dani, todo sal é marinho?! Tá, mas o sal marinho mesmo, que vem escrito no saquinho é diferente do sal refinado. É mais saudável)


Preparo
Numa panela de pressão, cozinhe o feijão, como de costume, mas não coloque nenhum condimento, apenas água. Em outra panela cozinhe a carne moída, mas coloque a carne na panela sem nada, nem óleo. Em outra panela, cozinhe a carne de porco, também sem nada. Deixe as carnes ficarem bem fritinhas. Reserve-as. Pique os pimentões e as cebolas em tiras fininhas. Numa panela bem grande (pois será que você irá juntar tudo) corre o fundo com azeite e alho picadinho e frite os pimentões e as cebolas. Misture todos os outros ingredientes. Feijão (com o caldo) e as carnes. Coloque a pimenta chilli, acerte o sal se necessário. Tampe e deixe cozinhar. O feijão vai engrossar o caldo. Quando estiver quase pronto (você vai sentir que está pronto) coloque salsinha e cebolinha picadinhos. Sirva em cumbuquinhas (como as da foto) com a farofinha de Doritos por cima.

Nesta receita você encontra:

Outros artigos e receitas como esta em:

Receitas e artigos relacionados:

15 pessoas comentaram

  1. Felipe César Wednesday 08 April 2009 às 05:58

    Dani, parabéns pela série! Estou adorando. Comi comida mexicana apenas uma vez, mas gosto muito, e mal vejo a hora de testar as receitas que você está indicando aqui

    Abs

  2. Dani Oliveira #1° Monday 13 April 2009 às 05:54

    Olá Felipe!

    Obrigada pela visita viu e volte sempre =)

    Quando fizer alguma receita, não deixe de me contar.

    [ ]s

  3. Daniele #2° Tuesday 14 April 2009 às 20:10

    Já fiz, é uma delícia mesmo, a única coisa que não é uma delícia é o efeito depois, rs.

    Pra quem não tá acostumado é forte, mas vale a pena!

  4. Anna #3° Friday 13 November 2009 às 14:17

    Estava pesquisando, achei seu blog, é maravilhoso, estas comidas estão ótimas.

    Vou voltar sempre

  5. Luciana Sabbag #4° Tuesday 02 March 2010 às 17:48

    Socorro! Me deu água na boca, menina! Hahahaha

  6. marco antonio de oli #5° Friday 05 March 2010 às 18:46

    Dani, depois de ter degustado este incrivel chilli, so me resta lhe pedir em casamento.rsrsrsrsrsrs. Brincadeirinha lindona. Parabens pela receita, adorei mesmo, so ficou faltando a pimenta chilli, a qual substitui pela minha poderosissima malagueta caseira assassina, sei que pequei nisso, mas ficou maravilhosa a receita. Achei seu blog por acaso, procurando esta receita no google e virei teu seu fa incondicional.

  7. Jaqueline Munaretto #6° Wednesday 09 June 2010 às 11:52

    Primeira vez que entro no seu blog e achei uma graça!

    Linda a mesa decorada, também faço um feijãozinho chilli e fica uma delícia!

    Parabéns!

  8. Daniel Galvão #7° Saturday 02 October 2010 às 16:02

    Dani: Uma dica – Sal é Cloreto de sódio, e nada (absolutamente) nada mais. Existe o sal marinho e o sal gema. Esse último é o sal de mineração. O que ainda é rocha. Normalmente é o sal grosso, que se usa no chrrasco, ok. O sal marinho já foi gema, mas, dissolvido pelas águas (chuva, rios etc) acabou no final do caminho: o mar. Retirar a água do mar, evapor-la e extrair o sal, que não evapor, é o chamamos de refino (processo de refino). No processo, o sal é coletado a ceu aberto, junto com muitas impuresas. Ai ele é levado ao processo industrial que volta a "dissolve-lo", a mistura é filtrada e novamente "seca". Dai o sal sai puro. Limpo. O que se faz a mais no processo de refino é o acrescimo do Iodo (obrigatório por lei) para evitar a doença do Bócio (papo). Por que o Iodo no sal? Por que tem que ser pouco Iodo e como ingerimos pouco sal, é um bom lugar para adiciona-lo. Por fim, o sal industrial, refinado e iodado é o que se tem de mais saudável, pois é o que faz melhor para a nossa saúde, ok. Parabéns pelo site. Sou usuário frequente.

  9. Lali #8° Wednesday 10 August 2011 às 14:01

    Woooooooooow … eu acho que fui concebida no lugar errado, devia ter nascido no México, isso é bom demais! hehehe… amei a apresentação, acho que o próximo, farei seguindo sua receita, mas acho que vou trocar o lombo pelo bacon hein!? hehehe

  10. vilmapires #9° Thursday 07 June 2012 às 19:57

    amei , a receita de chili com certeza vai fazer sucesso. vou caprichar!!!

  11. Marcelo #10° Monday 28 January 2013 às 15:45

    Muito Boa esta receita, vou tentar fazer…

  12. Fabio #11° Thursday 11 April 2013 às 11:39

    Nunca tinha visto essa receita em que também vai lombo…deve ficar show de bola!!!!

    • danitravessa #12° Thursday 11 April 2013 às 17:12

      Fica demais Fabio.
      Aliás preciso fazer de novo, eu amo chilli.
      Beijos =)

  13. Juliana #13° Tuesday 08 July 2014 às 23:58

    Oi Dani veja : todo sal é marinho, mas quando dizemos sal marinho, na verdade queremos dizer a sal moído ao invés do mais comum que é o sal refinado.
    O sal marinho , light ou moído não leva aditivos quimicos para ser refinado, ele é apenas moído e tem muitos minerais e é mais benéfico à saude.
    Além disso é menos salgado, realçando mais o sabor dos pratos.
    Depois de um tempo comendo apenas com sal moído a pessoa nota a diferença quando come fora de casa, a impressão é que tudo que se come fora de casa está salgado demais !!
    O sal marinho, ou sal moído , falando de maneira correta, é apenas um pouco mais caro do que o refinado, mas vale muito a pena.
    Ah, o Chilli é bom mesmo, sempre fazemos aqui no inverno.Não esqueça de acompanhar com Guacamole, que é salada de abacate !
    abraços e parabéns !
    Juliana

    • danitravessa #14° Wednesday 09 July 2014 às 14:09

      Olá Juliana! Obrigada pela informação. eu sempre tive dúvida do que colocar, então agora coloco só sal kkkkkk… mas quando colocar marinho, escrevo sal moído. Beijos Queridas =)

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>