Receita de Risoto de Carne à Mineira

Publicado por Dani OliveiraMonday, 14 September 2009

Bom Dia Gente!|
Que vocês tenham uma excelente semana pela frente!
Bom, outro dia fizemos um churrasco em casa e sobrou umas 600 gramas de fraldinha, já assada na brasa. Piquei em pedaços pequenos (tipo strogonoff) e guardei na geladeira. Estava querendo fazer um carreteiro, mas surgiu a idéia de mais um risoto (aliás, o Alceu que implicou com o carreteiro, queria risoto e pronto) Pois bem, lá vou eu para as panelas. Resolvi fazer uma mistura e acrescentei alguns legumes (não podia me dar como vencida, fiz as misturas do carreito, com o arroz arbóreo) A receita estava indo bem, aí o Alceu foi me ajudar a mexer o risoto e escondido de mim, colocou uma taça de vinho tinto, já no meio meio do processo, quando eu já estava adionando o caldo… e o negócio ficou uma beleza gente. Olha aí a foto pra comprovar. Vou passar pra vocês a receita como ela realmente foi, mas quando fizerem, acho que não precisa acrescentar o vinho branco, somente o tinto, mas se quiserem repetir a “arte” do Alceu, tá valendo… rsrsrs…

Ingredientes (receita para 6 pessoas)
- 1/2kg de arroz arbóreo (arroz para risoto)
- 1 cebola grande cortada bem miudinha
- 3 colheres de manteiga sem sal
- 1 taça de vinho branco seco de boa qualidade
- 1 taça de vinho tinto seco de boa qualidade
- 2 litros de caldo de carne
- 600 gramas de carne bovina cortada em tiras
- 1 abobrinha sem casca e cortada em rodelas bem fininhas

- 1 pimentão amarelo cortado em tirinhas
- 1 pimentão vermelho
cortado em tirinhas

Preparo
Etapa 1
Aqueça o caldo. Em uma outra panela, acrescente 1 colher de manteiga e metade da cebola e jogue os legumes fatiados e carne. Mexa bem, deixe refogar e reserve. Numa outra panela “grande” aqueça o restante da manteiga e da cebola. Aumente o fogo e adicione o arroz até que comece a fritar. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.

Etapa 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. FOI NESSA HORA QUE ALCEU ACRESCENTOU O VINHO TINTO. Essa etapa deve demorar uns 15 a 20 minutos. Vá experimentando o arroz e observando a textura. Reduza aos poucos a quantidade de líquido que vai acrescentando e continue mexendo.

Etapa 3
Adicione na panela o refogado de legumes e carne. Mexa bem e deixe cozinhar mais um pouco, adiconando mais caldo se necessaário. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal, mas provavelmente não vai precisar. Nesta receita eu não coloquei a manteiga no final (para o brilho), nem queijo. Depois de pronto, é servir e se deliciar.

Nesta receita você encontra:

Outros artigos e receitas como esta em:

Receitas e artigos relacionados:

11 pessoas comentaram

  1. Ana Carolina Monday 14 September 2009 às 07:48

    Dani, ainda que o seú dá pitaco e fa zalgo, o meu nem chega perto do fogão. Até que eu gosto, porque quando estou na cozinha não gosto de ninguem me rodiando. Ficou perfeito o risotto. Beijão e boa semana.

  2. DÉBORA PUSEBO #1° Monday 14 September 2009 às 11:05

    Oi Dani! Achei mto legal seu blog! Me deu várias idéias inspiradoras!! Tenho um blog há 7 meses, o http://semglutensemlactose.blogspot.com
    Espero crescer bastante tb e ficar moderna igual vc! hehehehehehe

    Bjos e boa semana!

  3. Isabel #2° Monday 14 September 2009 às 16:26

    Olá Dani, faz um TEMPÃÃÃOOOO q ñ passo por aquí, mas antes tarde do q nunca!!!rrrsss A sua casa nova é lindinha DIMAISSS!!!

    HUUMMMM gostei do Brownie, do lanchinho… Vi q vc fez um Strogonoff pela 1ª vez há pouco tempo, isso eu faço de vez em quando… Mas risoto, EU nunca fiz – acredita??? Qq dia eu tento…Beijos

    BEL.

  4. Dani Oliveira #3° Monday 21 September 2009 às 14:14

    Ana,

    As vezes o Alceu dá muitos palpites, mas até que eu gosto… rsrsrsrs…

    Débora,

    Que bom ter você por aqui e que bom que gostou.

    Vou lá no seu cantinho sim e convido os meus leitores também.

    Isabel,

    Sei que as vezes não dá tempo de entrar, ou até mesmo, a gente acaba esquecendo, mas fico feliz que tenha voltado. Se arrisca num risoto depois, é tudo de bom =)

    Beijos meninas!

  5. luciano lopes #4° Friday 31 December 2010 às 10:14

    …esse risoto fica muito bom, fiz aqui em casa para umas 50 pessoas e todos gostaram muito, o vinho realçou bem o sabor, ficou uma delicia…

  6. luciano lopes #5° Friday 31 December 2010 às 10:16

    …esse risoto fica muito bom, fiz aqui em casa para umas 50 pessoas e todos gostaram muito, o vinho realçou bem o sabor, ficou uma delicia… valeu!!!

  7. Ellen Carvalho #6° Monday 07 March 2011 às 04:46

    olá… adoro seu site… e sou doida por risotos… e estou pensando em fazer risoto para 50 pessoas?? Vc tem as quantidades??? Não será patro principal..rsrs.. estou perdidinha com as medidas.. Beijimm

  8. Aline Freire #7° Wednesday 09 March 2011 às 16:04

    Gostei muito da receita. Fiz hj. Só que eu resolvi fazer com uma carne já temperada então ficou um pouco mais salgado do que eu gostaria.

    Da próxima vez, faço com a carne sem temperar.

  9. marcos #8° Tuesday 30 August 2011 às 18:52

    gostei muito da reseita só que tem que colocar bebida no risoto

  10. Márcio Ribeir #9° Saturday 17 December 2011 às 19:09

    Tudo ótimo! Agora, esse "comeÇe" acabou com o risoto!

  11. Gabriela Amaral #10° Thursday 08 March 2012 às 11:18

    Estava com uma vontade de comer risoto, olhei na geladeira e tinha carne de sobra de churrasco também .. achei a receita na internet e resolvi fazer [ só não coloquei o vinho tinto ] e sim … ficou uma delícia. Muito boa a receita =)

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>