Receitas para o Natal – Biscoitos de chocolate

Home / Receitas de Doces e Sobremesas / Receitas para o Natal – Biscoitos de chocolate


Natal tem sempre gostinho de biscoitos e bolachas pra mim.
Sempre procuro receitas bacanas para fazer. Outro dia navegando pelo La Cucinetta, blog que eu adoro, achei essa receita de biscoitos de chocolate de processador. Como não tenho processador fiquei desanimada, mas depois descobri que poderia fazer a receita sem o processador. Pois bem, lá fui eu e foi bem fácil. A receita pede no mínimo 1 hora de geladeira, mas como não dava tempo, fiz num dia para assar no outro e o resultado foi a casa perfumada de chocolate e biscoitos que alegraram bastante o pessoal do trabalho.
Ah, a minha dica pra vocês é fazer para presentear os amigos. Aqui eu usei um embrulho sustentável de garrafa pet para fazer as caixinhas de presente. É só cortar o fundo da garrafa pet, recortar 5 pontas arredondadas e depois fechar com fita. Eu não consegui fechar com a fita, então usei um alfinete de quadro de cortiça. Ficou bem lindo e diferente.

Ingredientes para receita de biscoitos de chocolate

  • 1 1/2 xícara de chá de  farinha de trigo
  • 3/4 xícaras de chá cacau em pó
  • 1 xícara de chá + 2 colheres de sopa açúcar cristal orgânico
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1/4 colher de chá de fermento químico em pó
  • 210 gramas de manteiga sem sal levemente amolecida (aproximadamente 14 colheres de sopa)
  • 3 colheres de sopa de leite integral
  • 1 colher de chá de extrato natural de baunilha ou essência se você não tiver da outra

Preparo

Num bowl grande e fundo coloque a farinha, o cacau, o açúcar, o sal e o fermento e mexa com a ajuda de uma espátula até ficar tudo muito bem misturado. Junte a manteiga cortada em pedaços menores e com as mãos incorpore tudo. Coloque o leite e a baunilha num copo e vá despejando aos poucos na massa, misturando bem com as mãos. A massa vai ficar bonita, lisa e vai desgrudar do bowl, dê uma sovada para garantir que está tudo bem incorporado. Depois disto faça um cilindro com a massa, de cerca de 35 cm e envolva em papel alumínio ou papel manteiga e leve à geladeira por no mínimo 1 hora e no máximo 3 dias. Pré-aqueça o forno a 180 graus, forre as assadeiras com papel manteiga e corte fatias de 0,5 cm do cilindro de massa gelado e distribua nas assadeiras, deixando uns 3 cm entre cada biscoito. Não esqueça disto, porque se você não deixar os biscoitos vão grudar um no outro. Leve ao forno por 15 minutos. Retire as assadeiras do forno e deixe esfriar os biscoitos, mas se depois de frios eles não estiverem crocantes, volte para o forno por mais 1 ou 2 minutos. Depois de frios você pode guardá-los em potes fechados por até 2 semanas ou até 2 meses no freezer.

 

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.