Rosbife
Juro pra vocês que estou me empenhando para fazer pratos que sempre tive vontade de fazer, mas nunca havia tido oportunidade. Então hoje apresento para vocês o meu rosbife. Sempre ficava curiosa pra saber como faziam essa carne, então aproveitei o final de semana, os meus livros e anotações culinárias e mãos a obra.
O rosbife ou em inglês rost beef é um corte de carne bovina, normalmente feito com filé mignon, contrafilé ou lagarto. O seu processo é basicamente este: marinar no tempero, selar no fogo, assar e depois cortar em fatias bem finas para se usar em diversas receitas como: sanduíches, saladas e com molhos. Eu escolhi o lagarto por ser uma carne mais magra e porque eu adoro. Tentei fatiar o mais fino possível, pois não tenho um cortador de carnes profissional, mas no final das contas, acho que ficou bom. Enfim, fiquei bem feliz com o meu rosbife caseiro!

Ingredientes para receita de rosbife

  • 1/2 kg de lagarto
  • 1 dose de conhaque (você pode usar um vinho tinto seco também)
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 4 colheres de sopa de shoyu (molho de soja) (shoyu)
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • azeite de oliva extra virgem
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal

Preparo

Faça o seu tempero misturando o conhaque, o alho, o shoyu, a mostarda, 1 pitada de sal e pimenta do reino moída na hora à gosto. Mexa bem e jogue sobre o lagarto. Envolva a carne com esse tempero, cubra com filme ou use uma vasilha com tampa e deixe na geladeira de um dia para o outro. No outro dia, retire a carne da geladeira e deixe repousar um pouco, uma 1/2 hora + ou – depois, pegue uma frigideira de fundo mais grosso e coloque o azeite, cobrindo apenas o fundo da frigideira e a manteiga e sele o lagarto de todos os lados, para dar aquela tostadinha. Depois de pronto leve ao forno pré-aquecido 200 graus e deixe por 20 minutos. Retire e deixe esfriar. Depois de frio, você pode até levar um pouco na geladeira para a carne ficar bem firme. Depois disto, com uma faca lisa e bem afiada, corte as tiras o mais fino que você conseguir e pronto, seu rosbife estará lindo e saboroso para você preparar a sua receita.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.