Receita de rosbife

Publicado por Dani Oliveiraterça-feira, 19 março 2013

Rosbife

Juro pra vocês que estou me empenhando para fazer pratos que sempre tive vontade de fazer, mas nunca havia tido oportunidade. Então hoje apresento para vocês o meu rosbife. Sempre ficava curiosa pra saber como faziam essa carne, então aproveitei o final de semana, os meus livros e anotações culinárias e mãos a obra.

O rosbife ou em inglês rost beef é um corte de carne bovina, normalmente feito com filé mignon, contrafilé ou lagarto. O seu processo é basicamente este: marinar no tempero, selar no fogo, assar e depois cortar em fatias bem finas para se usar em diversas receitas como: sanduíches, saladas e com molhos. Eu escolhi o lagarto por ser uma carne mais magra e porque eu adoro. Tentei fatiar o mais fino possível, pois não tenho um cortador de carnes profissional, mas no final das contas, acho que ficou bom. Enfim, fiquei bem feliz com o meu rosbife caseiro!

Ingredientes para receita de rosbife

  • 1/2 kg de lagarto
  • 1 dose de conhaque (você pode usar um vinho tinto seco também)
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 4 colheres de sopa de shoyu (molho de soja) (shoyu)
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • azeite de oliva extra virgem
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal

Preparo

Faça o seu tempero misturando o conhaque, o alho, o shoyu, a mostarda, 1 pitada de sal e pimenta do reino moída na hora à gosto. Mexa bem e jogue sobre o lagarto. Envolva a carne com esse tempero, cubra com filme ou use uma vasilha com tampa e deixe na geladeira de um dia para o outro. No outro dia, retire a carne da geladeira e deixe repousar um pouco, uma 1/2 hora + ou – depois, pegue uma frigideira de fundo mais grosso e coloque o azeite, cobrindo apenas o fundo da frigideira e a manteiga e sele o lagarto de todos os lados, para dar aquela tostadinha. Depois de pronto leve ao forno pré-aquecido 200 graus e deixe por 20 minutos. Retire e deixe esfriar. Depois de frio, você pode até levar um pouco na geladeira para a carne ficar bem firme. Depois disto, com uma faca lisa e bem afiada, corte as tiras o mais fino que você conseguir e pronto, seu rosbife estará lindo e saboroso para você preparar a sua receita.

 

Receitas e artigos relacionados:

20 pessoas comentaram

  1. claudia oliveira quarta-feira 20 março 2013 às 10:17

    Suas receitas são maravilhosas! Desde a receita em si até as fotos!
    Hoje levantei cedo e fiz uma Focaccia sua, que já estava nos planos há dias, simplesmente deliciosa!
    E eu que não me dou muito bem com massas que precisam ser sovadas, adorei!
    Sucesso, beijos!

  2. Hestia #1° quarta-feira 20 março 2013 às 15:40

    Eu adoro seus posts e esse de hoje foi uma tentação.
    As fotos estão perfeitas como sempre. Parabéns.
    Tenho ctz que ficou muito gostoso.

  3. Rozana #2° quarta-feira 20 março 2013 às 16:56

    Dani o lagarto é uma carne dura , vc nao usou panela de pressão ? E quando eu faço uso file mignon e uma opinião, espero a carne esfriar um pouco e uso a faca elétrica e vou fatiando bem fino. E dá certinho…… Mas de todo jeito amo suas receitas e tudo que eu faço da certo… Obrigada por lembrar da gente e enviar essas receitas maravilhosas e sucesso sempreeeee……bjssss

  4. Sheila de Ângelis #3° sexta-feira 22 março 2013 às 11:38

    Dani,
    Você é um arraso, essa vai pro fim de semana certo :)
    Beijo

  5. Márcia #4° terça-feira 26 março 2013 às 18:54

    Olá, sou iniciante na cozinha e fiquei na dúvida desta mostarda usada, é a marrom ou a amarela? É daquelas de colocar no cachorro quente mesmo tipo a da Heinz?

  6. Meire Solange #5° quinta-feira 11 abril 2013 às 11:20

    Oi Dani!Eu também tenho vontade de preparar um rosbife,para fazer sanduiche e amei sua receita,simples e parece bem gostoso.Vou fazer depois te conto.Bejinhos e parabéns pelo blog,sempre dando dicas super bacanas!

  7. PAMELA CRISTINA #6° sábado 20 abril 2013 às 14:33

    Ola Dani, quantos dias pode ficar na geladeira?

  8. cristiane #7° quinta-feira 16 abril 2015 às 09:59

    incrivelmente,ridiculo fui despedida ontem por causa de nao saber fazer um rosbife.nao me deram nem areceita.hoje em casa muito mal ,por causa disso entrei no site e vi.e muito facil.e fica lindo com uma boa apresentaçao.

  9. Marcia R. Victoriano #8° terça-feira 04 abril 2017 às 21:48

    Olá, Só vi hoje a sua receita e vou testá-la amanhã.
    No entanto, tenho uma peça de 2 kg e gostaria de saber se o tempo de forno é o mesmo ou devo aumentar……. Se puder me ajudar, agradeço.
    abraço. Obrigada

  10. leonice costa barros #9° sexta-feira 02 junho 2017 às 16:41

    Gente, experimentei hoje, e deu super certo. só nao sei depois como devo fazer utilizar direito, tem por algum molho

  11. Vanessa #10° segunda-feira 07 agosto 2017 às 17:22

    Tenho uma dúvida: tem que cobrir com papel alumínio no forno??? Obrigada

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>