Receita de lombo de bacalhau ao forno com batata doce e mini tomates

Publicado por Dani Oliveiraterça-feira, 04 fevereiro 2014

Nada como um final de semana saudável.
Divertido, cheio de compromissos, mas sem fugir da dieta.
A receita de hoje é do meu marido Alceu (que na verdade sem ele esse blog não existiria #ProntoFalei). Uma delícia de lombo de bacalhau dessalgado, genuinamente português, que vocês encontram lá na Cachaçaria do Dedé & Empório, para os privilegiados aqui de Uberlândia|MG (no Uberlândia Shopping) e em Manaus (na Rua do Comércio, no Manauara Shopping e no Shopping Ponta Negra).

E bacalhau né gente, vamos dar licença, pra quem curtir pode consumir com frequência, pois tem um alto valor nutritivo, é de fácil digestão, é rico em minerais como ferro e fósforo, tem vitaminas A, E e D e tem colesterol quase zero. Além disso contém ômega-3, importante para diminuir o LDL (o colesterol ruim) e triglicerídios e para aumentar o HDL (colesterol bom), além de ser importante na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, câncer, aterosclerose, hipertensão e desordens inflamatórias e autoimunes. O bacalhau também tem ômega-6, ácido graxo essencial para o sistema imunológico.

A cada 100 gramas são aproximadamente 350 calorias, 81 gramas de proteínas e 50 mg de cálcio, o que acaba ajudando a fortalecer os ossos. Mas apesar de todos os benefícios é importante lembrar que a versão assada é bem mais saudável que a frita e uma atenção maior aos hipertensos: bacalhau é rico em sódio.

Mas vamos deixar de conversa e vamos a receita, que ficou além de linda, maravilhosa!

Rendimento

para 6 pessoas

Ingredientes para receita de lombo de bacalhau ao forno com batata doce e mini tomates

  • 1 kg de bacalhau dessalgado
  • 1 batata doce média
  • 1 caixinha de mini tomates
  • 1 cebola em rodelas finas
  • 6 dentes de alho
  • 1 ramo grande de alecrim fresco
  • ramos de tomilho fresco
  • sal a gosto
  • mix de pimentas ou pimenta do reino moída na hora a gosto
  • azeite de oliva

Preparo

Descongele o bacalhau e coloque os lombos num tabuleiro mais fundo, um ao lado do outro. Numa almofariz (cumbuca para socar temperos) coloque os dentes de alho, as ervas frescas picadinhas com a tesoura, o sal e a pimenta. Cuidado com o sal, pois o bacalhau já é salgado, mas talvez precise apenas de um pouco mais. Soque até misturar tudo. Encha com azeite e misture. Jogue este tempero sobre os lombos de bacalhau. Agora descasque a batata doce e pique em rodelas e distribua na forma. Coloque também as rodelas de cebola e os mini tomates. Para finalizar tudo, dê mais uma boa regada de azeite sobre tudo, tampe com o papel alumínio com lado brilhante virado para baixo (pois assim que é o certo) e leve ao forno preaquecido 180 graus. O meu demorou uma hora com papel alumínio e mais uns 40 minutos sem o alumínio, mas aí cabe a você ficar observando o cozimento de tudo. Depois de pronto, um arroz branquinho ou com castanhas vai bem.

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Receitas e artigos relacionados:

6 pessoas comentaram

  1. Zezão sexta-feira 14 fevereiro 2014 às 15:47

    Com batata doce!!!!!!!!!!!!!!!!!!. gostei da ideia tenho que provar.

  2. Bacalhau #1° terça-feira 10 fevereiro 2015 às 13:37

    Bacalhau com batata doce começa a ser moda. O post está excelente e muito completo.

  3. Rodrigo #2° domingo 18 outubro 2015 às 18:18

    Alguma opção de outro peixe para substituir o bacalhau?
    Pensei em Saint Peter, o que você acha!?
    Primeira vez acompanhando o blog, parabéns!

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>