Receita de bolo de laranja

Home / Receitas de Doces e Sobremesas / Receita de bolo de laranja


Este final de semana, eu tava querendo fazer um bolinho, aliás, foi ontem sabadão, então fui consultar mais uma vez a minha Coleção do Açúcar União. Duas receitas me atraíram, um bolo de laranja e um bolo light de coco. Perguntei pro Alceu, qual ele querei (claro que eu sabia que era o de laranja, porque ele não gosta de coco). Detalhe: a hora que fui fazer o bolo, vi que a minha farinha de trigo tinha acabado no último bolinho, o de limão siciliano lembram?! Mas a minha super vizinha e amiga Lígia Inês, trouxe um pouquinho pra mim. A receita e bem simples, mas prometo que vou ver se faço o bolo de coco essa semana, porque eu fui com a cara dele e parece fácil também. Então vamos ao bolo de laranja, olha aí:
Ingredientes
Massa
– 1 1/2 xícara de chá de açúcar (usei o orgânico)
– 4 gemas
– 1 1/4 de xícara de chá de manteiga ou 225 gramas (usei só um tablete de 200 gramas)
– 2 xícaras de chá de farinha de trigo
– 1 colher de sopa rasa de raspas de laranja
– 4 claras em neve
– 1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Preparo
Bata na batedeira o açúcar, as gemas e a manteiga em temperatura ambiente até obter um creme leve. Sem bater, misture com uma espátula a farinha, as raspas, as claras em neve e o fermento. A masa vai ficar bonita e fofa. Na hora de adicionar a farinha e o fermento, peneire, isso fará com que o seu bolo fique mais fofinho. Leve ao forno pré-aquecido e deixe assar, por aproximadamente 45 minutos.

Calda
– 150 ml de suco de laranja
– 2 colheres de sopa de açúcar

Preparo
Ferva o suco e o açúcar e despeje ainda quente sobre o bolo. Essa calda não vai ficar em ponto de calda, vai ficar bem líquida mesmo. Quando você for fazer, dobre os ingredientes da calda, pra render mais  o seu bolo ficar mais molhadinho.

Opcional: Coloquei umas raspas de laranjas desidratadas por cima.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.