Fala Doutora: Mariana Jones – Farofa Funcional

Publicado por Dani Oliveirasegunda-feira, 22 dezembro 2014

Farofa funcional

O ano voou em gente?
Chegou dezembro e com ele todas as confraternizações e datas comemorativas como Natal e Reveilon. Eu realmente amo essa época do ano, mas aí vem a preocupação: com tantas festas, como manter os resultados obtidos com tanto esforço durante todo o ano, sem sair da linha?!

Algumas pessoas, podem estar ainda em tratamento e até preferem não ir para esses encontros regados a tanta comilança, a ter que resistir. Mas que tal não deixar de participar desses eventos deliciosos, regados a tanto amor e carinho e aprender a fazer melhores escolhas? Essa semana orientei meus pacientes quanto a isso e eles amaram as dicas, então vim aqui dividir com vocês também, afinal toda hora é hora de cuidar da saúde, sem neuras e com muito sabor e prazer.

Dica número 1

Nunca saia de casa sem comer.
Tente sempre fazer um lanche antes de chegar em qualquer festinha, para assim poder escolher com mais calma o que vai querer experimentar. Quando estamos com fome, queremos comer tudo que vemos pela frente, então vamos ter precaução.

Dica número 2 :: segredinho ::

Água com farinha de maracujá.
Para meus pacientes não ficarem rebeldes, já que sabemos que mesmo tentando fazer melhores escolhas vamos fugir um pouco dos nossos hábitos alimentares saudáveis, vamos tomar 30 minutos antes de enfrentar as saborosas delícias da confraternização, 1 copo de água com 1 colher de sopa de farinha de maracujá. Essa farinha, por ser rica em fibra irá criar um gel no seu estômago controlando a glicemia e dificultando a absorção das gordices. Gostaram da dica? Então corram em uma casa de produtos naturais para já deixar um pouquinho dela na sua bolsa.

Dica número 3

Fazer um prato bem saboroso e estratégico.
O que comer?
Como entradinha escolha frutas secas com moderação: castanhas, nozes, queijo branco.
Para prato principal muita salada pra dar saciedade, peixes, carnes de aves (frango, chester, frango), lombo de porco, lentilha e outros legumes, arroz e farofa funcional. Sim! Vou passar essa receitinha deliciosa e super fácil pra vocês e que a Dani preparou.
E para sobremesa, prefira as frutas, mas não deixe de experimentar um pedacinho daquela sobremesa deliciosa que fizeram pra você com tanto amor.

E o que beber?

Muita água e também sucos naturais, chás e até duas taças de champanhe e vinho, mas tente não exagerar na bebida alcoólica.

Tente evitar

Frituras, salgadinhos, embutidos (mortadela, presunto, salame), carnes muito gordurosas, refrigerantes, muita massa com molhos cremoso (preferir molho pesto ou molho de tomate).

O importante é poder comemorar com muita alegria com as pessoas que a gente tanto ama! Quando nos alimentamos de forma mais saudável, se torna um hábito fazer melhores escolhas e não um sacrifício. Então vamos curtir muito e saborear de tudo de forma consciente.

CozinhaTravessa_18

CozinhaTravessa_16

Rendimento

Para 8 pessoas.

Ingredientes para receita da farofa funcional

  • 100 gramas de quinoa em flocos
  • 100 gramas de farelo de amaranto
  • 100 gramas de gergelim
  • 100 gramas de castanha do Brasil
  • 50 gramas de semente de girassol
  • 20 gramas de cúrcuma em pó
  • 30 gramas de semente de chia
  • 1 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 1 colheres de sopa de manteiga Ghee (se possível, se não, pode ser a normal)
  • 50 gramas de Goji Berries hidratadas ou uva passa
  • sal marinho ou sal rosa do himalaya moído

Preparo

Coloque no liquidificador: a quinoa, amaranto, gergelim, a castanha, semente de girassol, a cúrcuma e as sementes de chia e reserve. Em uma panela, refogue a cebola e o alho, deixe murchar e depois, acrescente a manteiga e refogue mais um pouco. Acrescente 2 xícaras da farinha processada no liquidificador, deixe torrar um pouquinho por último acrescente as goji ou as passas e acerte o sal.

Boas festas e um ano de muita luz e bênçãos!

Dra. Mariana Jones - Nutrição Funcional e Ortomolecular

Receitas e artigos relacionados:

2 pessoas comentaram

  1. Larissa segunda-feira 23 janeiro 2017 às 13:36

    Qual o tempo de validade da farofa depois de pronta ?

    • Dani Oliveira #1° quarta-feira 25 janeiro 2017 às 11:44

      Nossa Larissa, não sei te falei ao certo, mas acho que guardando num pote hermético, fica boa por uns 3 dias.

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>