Receita de arroz com pequi

Home / Receitas de Acompanhamentos / Receita de arroz com pequi

Bom Dia meu povo. Ainda faltam alguns detalhes para o blog ficar redondo, mas já posso postar tranquilamente, pois as fotos voltaram a aparecer. Então, hoje vou postar uma iguaria que eu simplesmente amo e a maioria das pessoas que me conhecem sabem disto – o PEQUI. Toda vez que chega esta época, eu me deleito. Mas não sou eu quem faço não, é a minha mãe, afinal de contas, essas comidinhas de mãe são sempre melhores… rsrsrsrs… será que meus filhos vão falar isso da minha comida?!

E eu, particularmente, gosto dele assim, com arroz branquinho e caldo bem grosso. A fruta é muito apreciada com frango de molho também. Basta refogar com cebola e alho, colocar água, acertar o sal e deixar o caldo engrossar. Mas lembre-se, se você nunca comeu pequi é importante saber comer. Você não pode morder a fruta, pois ela esconde um carroço cheio de espinhos e pode machucar muito a sua boca. Há pessoas que nem comem, por medo dos espinhos.
O Pequi é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, muito utilizada na cozinha nordestina, do centro-oeste e norte de Minas Gerais. Dela é extraido um azeite denominado azeite de pequi. Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango. Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas. O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. Pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva. Símbolo da cultura do estado brasileiro de Góias, o pequi, árvore da família das cariocáceas pode também ser encontrada em toda a região Centro-Oeste, (considerada a capital da fruta) e nos estados de Rondônia (ao leste), Minas Gerais (norte e oeste), Pará (sudoeste), Tocantins, Maranhão (extremo sul), Piauí (extremo sul), Bahia (oeste) e Ceará (Sul). Em Góias podem ser encontradas todas as espécies, cuja frutificação ocorre entre os meses de setembro e fevereiro.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pequi

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.