Receita de Nhoque de Ricota

Home / Receitas de Massas / Receita de Nhoque de Ricota


Bom Dia Gente!
Neste mês de julho quero inaugurar uma nova sessão aqui no blog – AQUI TAMBÉM TEM COMIDA LIGHT! Há tempos, alguns leitores queridos andam me pedindo isto, então, pra agradar o meu eleitorado, aqui está. A receita que inaugura a sessão, eu fiz ontem (quarta-feira) e foi uma super dica do Alceu. Ele viu no Blog da BBel e eu adorei. Tenho uma super parceira nesta sessão, que também vai me ajudar com receitinhas lights, é a Laurence. Ela mora aqui em Uberlândia, fez o curso de chef lá no SENAC de Águas de São Pedro/SP e o melhor, está fazendo nutrição aqui na UFU – Universidade Federal de Uberlândia. A Laurence me fez uma proposta super bacana, de me mandar receitas elaboradas, específicas para pessoas em dietas ou com diabetes, por exemplo. Eu topei, claro, mas só esta semana, que consegui fazer uma receita a contento, para começar a nova sessão. A próxima receita será da Laurence e estarei discutindo com ela, qual será a escolhida. Por isso, aguardem ansiosos!
Este nhoque ficou simplesmente maravilhoso. Fiz umas pequenas modificações, mas com certeza, não deixou de ser light… rsrsrsrs… a receita original diz que serve 6 porções, mas como comemos em 5 pessoas, concluímos que seria ideal para 4 pessoas.
Ingredientes (serve bem 4 pessoas)
– 600gramas de ricota fresca
– 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado light (eu usei o normal e coloquei 2 colheres)
– 1 ovo
– manjericão fresco para decorar
– 6 colheres de sopa de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de azeite
– sal e noz-moscada à gosto
– alho picado
– cebola picada
– 1 lata de tomates sem pele
– óleo de canola (aliás, lá em casa, eu só uso o de canola)

Os pontinhos pretos, foi porque achei uma ricota que vinha com orégano, ai resolvi experimentar! A porção da receita original tem 270 calorias. O nhoque normal tem 430 calorias. Com as minhas alterações deve ter ficado com 300 calorias, mas acredito que foi uma boa troca, não acha?!
Preparo
Esfarele a ricota com as mãos, numa bacia. Misture o queijo, o ovo, 2 colheres de farinha, o sal e a noz-moscada. Misture tudo com as mãos mesmo. Leve à geladeira por 30 minutos. Depois, acrescente o restante da farinha e a colher de azeite e amasse bem com as mãos. Agora vamos para a parte chata, fazer as bolinhas. Dá próxima vez, vou colocar mais 1 ovo, pra ajudar a dar uma liga melhor. Não foi fácil fazer as bolinhas, porque a massa vai esfarelando, mas no fim, deu tudo certo e elas ficaram lindas. Faça as bolinhas do tamanho de um brigadeiro de festa. Mas aviso, tem que ter paciência. Depois de prontas, ferva água com um pouco de sal e coloque as bolinhas delicadamente. Quando subirem, retire com a ajuda de uma espumadeira e coloque num refratário. Para o molho, refogue o óleo, a cebola e o alho e despeje a lata de tomates sem pele. Desmanche os tomates com a ajuda da colher, acerte o sal e desligue o fogo. Despeje o molho sobre as bolinhas. Eu resolvi levar um pouco ao forno, para gratinar, por isso, salpiquei mais queijo por cima e cloquei umas folhinhas de manjericão para aromatizar. Deixei no forno por uns 20 minutos e pronto. Na hora de servir, montei os pratos e decorei com mais manjericão fresco.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.