Receita de Alho e Óleo com Atum

Pedido de “marido” (como dizem as indianas da novela) eu não posso negar. Aliás, eu jamais nego, ele sabe disso. Então, pra terminar o domingo e esperar a formação do paredão do BBB9, ele me pediu um alho e óleo, mas abriu o armário e viu uma latinha de atum, aquelas gourmets que já vem com algum toque especial e perguntou: “- Hummm, pode ser com atum Dani?”. Claro! Então vamos lá, rápido e sem dor, para um domingo na piscina, preguiçoso e estreia do meu novo ar-condicionado, que instalamos no quarto… rsrsrsrs…

Ingredientes (para 2 pessoas)
– 4 mãozadas de macarrão (não ria, foi assim que eu medi, usei o penne)
– azeite de oliva extra-virgem (por favor, se você continua comprando azeite ruim, pode parar com isso, já tá na hora de você evoluir)
– alho
– sal
– salsinha e cebolinha frescos (o meu é direto da minha hortinha particular)
– 1 latinha de atum de sua preferência (usei esse aí oh)

Preparo
Ferva bastante água para cozinhar o macarrão. Antes de acrescentar a massa, coloque um fio de óleo. Numa frigideira grande e funda, forre o fundo com azeite e coloque alho picadinho. Deixe fritar um pouco. Despeje o atum e mexa bem. Quando a massa estiver al dente (é quando você morde e ainda sente ela firme, parecendo que ainda está dura) escorra e jogue na frigideira. Mexa bem e delicadamente para o tempero e o atum incorporarem na massa. Salpique a salsinha e a cebolinha, acerte o sal, se necessário e pronto. Um suquinho de polpa de acerola com um limão taiti expremido cai muito bem, mas não coloca muito açúcar não, pra você sentir o gosto da fruta.

More Reading

Post navigation

12 Comments

  • Olá, voces sabem onde tem uma receita para preparar um molho e ficar como esse da Gomes da Costa?, ou seja, nao utilizar o da caixinha e sim fazer usando ingredientes e atum separadamente? grata

  • Olá… sou de Recife e nova por aqui e não poderia deixar de postar um comentário. Quando eu crescer quero ser igual você!! Receitas super fáceis de fazer e deliciosas… sou um desastre na cozinha… no máximo consigo preparar um macarrão instantâneo..rsrs. Mas um dia eu chego lá ;). Seu blog está de parabéns. Frequentarei mais vezes e indicarei. Ótimo fim de semana pra você.

  • Oi…
    Muito obrigada pela receita, me salvou.
    UAHUAUHA
    Uma dica para explicar o macarrão al dente é quando vc morde o macarrão e, ao partir, vc ainda vê um fiozinho branco no meio da massa… XD.
    Parabéns pela receita!

  • adorooooooooooooo, esse macarrao é mara…é um prato facil, rapido, e pratico de se fazer com atum entao fica uma delicia… experimetem….bjs amigas

  • Sou estudante e moro longe dos meus pais. A receita salvou o meu almoço solitário de domingo.

    Ainda acrescentei um dedinho de orégano.

    Valeuuuuu!!!

  • Olha !!! A minha sexta-feira santa ta salva !!! Adorei a Receita !!! Top ein…. Eu não tinha tempero verde em casa, então substitiu por um toque de alecrim… ficou fantástico, fica a dica !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *