Receita funcional: abobrinha recheada com carne, quinoa e chia

Home / Receitas de Acompanhamentos / Receita funcional: abobrinha recheada com carne, quinoa e chia

Abobrinha recheada com carne, quinoa e chia
Continuando as receitas funcional que andam fazendo sucesso por aí, semana passada fiz uma abobrinha recheada com carne e para ficar ainda mais saudável, adicionei a quinoa cozida e farinha de chia. Tô com a leve sensação que o marido não anda gostando muito destas receitinhas light, porque o negócio dele é mesmo uma carne quentinha, mas ele sempre foi a favor de uma alimentação saudável, então encara as receitas.
A quinoa é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente. É uma excelente fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6 e como qualquer cereal é muito rico em fibras, sendo assim uma ótima fonte de carboidratos para a nossa dieta. A quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. As fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ajuda também no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a quantidades de cálcio.
Já a chia tem a sua origem na Colômbia e México e já  foi consumida por civilizações muito antigas, há cerca de 2 mil anos a.C. Após sua redescoberta e estudos foi comprovado que é muito rica em vários nutrientes e entre eles está o ômega 3, presente em doses mais elevadas que as encontradas na linhaça, por exemplo. Tem grande poder antioxidante, sendo que 100 gramas de chia equivalem à 2,5 kg de tomate. Ainda, a mesma quantidade equivale ao magnésio de 200 gramas de nozes. Possui vitaminas do complexo B, zinco, cobre e potássio e quase 20% da sua composição é proteína de alto valor biológico. E não para por aí: melhora na digestão, controla a diabetes, tem ação anti-inflamatória, possui excelente quantidade de proteína de origem vegetal, mantém a boa saúde cerebral e muitos outros benefícios.
Abobrinha recheada com carne, quinoa e chia

Rendimento

Para 2 pessoas

Ingredientes para receita de abobrinha recheada com carne, quinoa e chia

  • 2 abobrinhas (essa aí é conhecida como abobrinha caipira)
  • carne magra moída – patinho é uma boa opção (o quanto baste)
  • 1 xícara de café de quinoa
  • 1 colher de sopa de farinha de chia
  • alho e cebola para refogar a carne
  • queijo tipo cottage (o quanto baste)
  • salsinha e cebolinha frescas
  • azeite de oliva extra virgem
  • sal a gosto

Preparo

Cozinhe a quinoa conforme instruções da embalagem, em água fervente, misture, tampe e deixe cozinhar por uns 15 minutos. Reserve. Refogue a carne moída no alho e cebola picadinhos com um fio de azeite. Faça uma quantidade maior de carne, depois é só você congelar em porções (é assim que eu faço), coloque o cheiro verde picadinho e reserve. Com a ajuda de uma colher de sobremesa retire o miolo da abobrinha com cuidado. Guarde o miolo para usar numa sopa, por exemplo. Agora misture todo o recheio num bowl: carne moída, quinoa cozida, a chia e acerte o sal. Para cada metade de abobrinha usei de umas 3 colheres generosas do recheio. Recheie, aperte com a colher e regue com azeite. Finalize com queijo cottage a gosto e leve ao forno por uns 30 minutos e sirva.
Abobrinha recheada com carne, quinoa e chia
CozinhaTravessa_39
Abobrinha recheada com carne, quinoa e chia

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.