Se você curte muito costelinha, assim como o meu marido, aqui está uma forma diferente de servi-la. Ao invés do tradicional arroz com feijão, você pode dar aquela repaginada e servir com uma polenta cremosa. Eu fiz costelinhas suínas, mas particularmente gosto mais da costela bovina. Como a carne de porco precisa ficar bem cozida eu gosto sempre de ir acompanhando o cozimento e notando com a cor da costela vai ficando bonita quando ela começa a dourar. Me fez lembrar de uma costelinha suína que fiz outro dia, marinei ela na geleia de gengibre, ficou uma delícia. E outra também, polenta é sempre um prato muito fácil de agradar e de combinar, não é verdade?
Ingredientes para polenta cremosa com costelinha de porco
Rendimento
- receita para 4 pessoas
Ingredientes da polenta
- 1 xícara de chá de água
- 1 xícara de chá de leite integral
- 1 xícara de chá de polenta instantânea
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- 1 tablete de caldo de carne
- sal a gosto
Ingredientes da costelinha
- 1 kg de costelinha suína em ripas
- 4 dentes de alho espremidos
- 1/2 cebola picadinha
- 1 fio de óleo vegetal (uso sempre o de canola)
- sal e pimenta preta moída a gosto
Preparo da polenta
Numa panela deixe ferver a água, o leite e a colher de azeite. Quando ferver dissolva o caldo de carne e adicione lentamente a polenta sem parar de mexer. Quando terminar de adicionar a polenta, se proteja com a tampa da panela pois vai começar a espirrar um pouco e não pare de mexer. Cuidado para não ficar dura, porque a ideia do prato é que ela fique cremosa, mas se ficar adicione um pouco mais de leite e mexa de novo até ficar cremosa. Desligue o fogo e acrescente a colher de manteiga e mexa até desmanchar. Acerte o sal se necessário.
Preparo da costelinha
Numa panela coloque um fio de óleo e doure a cebola picadinha e o alho. Adicione as ripas de costelinha, mexa bem e deixe cozinhar. Quando começar a dourar, mexa mais um pouco e deixe que fiquem bem douradinhas, para a carne cozinhar por completo. Acerte o sal. Sirva sobre a polenta cremosa com ramos de tomilho fresco.
Redes Sociais
Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram
Deixe seu comentário