Receita de nhoque com molho de frango da Dona Zhayra

Home / Receitas de Massas / Receita de nhoque com molho de frango da Dona Zhayra


Já que esta semana estou na nostalgia total com o final de semana passado no Resort Costão do Santinho em Florianópolis|SC, bateu uma outra saudade também, de uma pessoa simplesmente maravilhosa que conheci em Tiradentes|MG, quando fui visitar a fábrica da Burza lembram – é a Dona Zhayra. Oh pessoa sangue bom viu! Quando você conhece uma pessoa assim, ela realmente fica marcada no seu coração e tive a impressão que já conhecia ela há anos. Sabe aquela coisa de química, pois é, de tão especial que ela é, a visita foi inesquecível e ainda trocamos e-mails, aliás ela me enviou um e-mail esta semana que ainda preciso respondê-la.
E nesta visita inesquecível tive a honra de poder degustar este nhoque maravilhoso que é uma receita dela. Preparado especial por ela pra mim e para o marido, nos sentimos em casa com aquela família linda. Foi o melhor nhoque que já comi na minha vida. Comeria de novo e de novo e de novo. Gentilmente a Dona Zhayra me cedeu a receita e aproveito para mostrar pra vocês hoje em primeira mão. Espero que gostem, pois foi muito especial pra mim.

Rendimento

Para 6 pessoas

Ingredientes para a massa do nhoque da Dona Zhayra

  • 8 a 10 batatas inglesas grandes (aquela da casca rosada)
  • farinha de trigo (o quanto baste)
  • 2 ovos (1 ovo para menos pessoas, 2 ovos para mais pessoas)

Ingredientes para o molho de frango

  • 4 peitos de frango
  • 1 cebola grande
  • 4 dentes de alho
  • óleo vegetal (sempre uso de canola)
  • 1 colher de sopa cheia de extrato de tomate
  • 6 tomates maduros em pedaços
  • salsinha e cebolinha frescas

Preparo do molho de frango

Refogue o peito de frango em pedaços grandes na cebola e alho picadinho com um pouco de óleo e deixe fritar até pegar cor, ficando bem dourado. Depois acrescente os tomate, o extrato e deixe apurar por mais tempo, até o frango começar a desmanchar. Acrescente também a salsinha e cebolinha picadinhas. Se secar demais, acrescente um pouco de água.

Preparo da massa de nhoque

Descasque as batatas em cubos e cozinhe em água com uma pitada de sal. Escorre a água do cozimento das batatas e reserve para cozinhar o nhoque depois. Espreme as batatas com o espremedor e reserve. Para fazer a massa adicione 2 ovos as batatas e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Não tem uma medida certa, vá acrescentando e sentindo a massa. Misture com as mãos mesmo, deixando a massa um pouco mole e grudenta. Depois, faça rolos dá espessura de um dedo grosso e corte o nhoque +ou- 2 cm cada pedacinho. Ferva novamente a água do cozimento das batatas e coloque delicadamente um punhado de massa, quando a massa subir, retire com a ajuda de uma espumadeira. Faça isso com toda a massa e sirva com o seu molho de frango.

 

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.