Receita de arroz 7 grãos com quiabo e frango desfiado

Home / Receitas de Acompanhamentos / Receita de arroz 7 grãos com quiabo e frango desfiado


Ultimamente ando gostando bastante de comidas deste tipo.
Sei lá se é essa reeducação alimentar ou se é gosto mesmo, ma enfim, é saudável e gostoso.
O arroz 7 grãos é composto por sementes e cereais integrais. Uma excelente fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, aqueles que liberam açúcar na corrente sanguínea de forma lenta e gradual, evitando os picos de insulina. Isso aumenta a sensação de saciedade e dá mais energia para as atividades do dia a dia. Ponto pra quem quer manter o peso e ter uma alimentação equilibrada. Agregar ingredientes que a gente gosta aos grãos vira um prato único e é uma ótima opção para o jantar. Os eleitos da vez: quiabo e frango desfiado.
Arroz integral
A diferença entre o arroz integral e o branco está na casca, presente no primeiro e ausente no segundo. Ela é rica em fibras que ajudam a reduzir a absorção de açúcares e gorduras  pelo organismo.
Aveia integral
Cereal nutritivo que contém cálcio, ferro, proteínas e fibras solúveis, que controlam a glicemia do sangue, diminuem o colesterol e ajudam a combater a prisão de ventre. Contém glúten.
Arroz selvagem
Apesar do nome, o arroz selvagem não se encaixa na categoria de arroz. Trata-se de um grão pertencente ao grupo das gramíneas cujo tamanho supera em aproximadamente três vezes o de um arroz normal. Rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais e com baixo teor de gordura.
Trigo integral
Apresente boas doses de fibras e ferro, sendo um ótimo alimento para prevenir e tratar a anemia. Atenção: o trigo contém glúten, proteína que pode fazer mal ao organismo e que provoca intolerância ou alergia em algumas pessoas.
Linhaça
Contém vitaminas B1, B2, C, E, cálcio, ferro e potássio. A alta concentração de fibras torna esse grão indispensável para quem tem intestino preso.
Canola
Esse grão do qual normalmente usamos o óleo é rico em ômega-3 , que aumenta o colesterol bom e diminui o ruim, e vitamina E, cuja ação antioxidante previne o envelhecimento e as doenças degenerativas.
Quinoa
A quinoa traz diversos benefícios à saúde. Entre eles está a ação detergente, que diminui o colesterol ruim e contribui para o funcionamento do intestino.

Rendimento

Para 2 pessoas

Ingredientes para receita de arroz 7 grãos com quiabo e frango desfiado

  • 1 xícara de arroz 7 grãos
  • 2 1/2 de água filtrada
  • 8 quiabos
  • 2 bifes de frango (para grelhar e desfiar)
  • azeite de oliva
  • 1/2 cebola picadinha
  • sal a gosto

Preparo

Numa panela coloque a água filtrada e despeje o arroz 7 grãos. Adicione uma pitada de sal e deixe ferver até cozinhar e secar a água. Experimente para ver se os grãos estão cozidos, caso ainda estejam muito duros, coloque um pouquinho mais de água e deixe secar. Lembre-se que este tipo de grão é mais denso e firme, não fica molinho como o arroz normal. Depois que a água secar, desligue o fogo e reserve. Grelhe os bifes de frango, com um fio de azeite (ou sem) temperados com um pouquinho de sal e alho (se quiser). Quando estiverem prontos, desfie e reserve. Numa frigideira funda, coloque um fio de azeite e refogue a cebola picadinha, despeje o quiabo cortado em rodelas de +ou- 1,5 cm e deixe refogar. Mexa de vez em quando e logo a baba vai sumir. Agora, misture o arroz e o frango desfiado, acertando o sal se necessário e colocando mais um fiozinho de azeite a gosto.

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.