Jantar Tailandes – Receita de Salada 7 Grãos e Espetinho de Shitak

Home / Receitas de Aperitivos e Entradas / Jantar Tailandes – Receita de Salada 7 Grãos e Espetinho de Shitak


Oi Gente!
Hoje vou começar a postar as receitas que fiz para o Jantar Tailandes da Confraria, sábado passado. Lembram da Confraria né?! Aquela que eu participo… então, mas antes de começar a falar, tenho que agradecer muito o Leandro, lá do Cozinha Pequena. O Leandro Gonçalves é um amigo virtual, que também tem um super blog de culinária e eu corri pra ele, pra pedir um “help culinário” e decidir o que iria fazer para o jantar da confraria. Ele (muito fofo) me deu várias opções e entre elas, a que mais me agradou foi o jantar tailandes, porque achei as dicas dele muito fáceis de fazer. Ele foi o máximo, queria até me mandar por sedex, o livro dele de comida tailandesa e também se ofereceu para me mandar pelo correio os 7 grãos, caso eu não achasse. Mas deu tudo certo Le. Além de ingredientes mais fáceis de achar, tive que me preocupar com a praticidade também, porque era um jantar para 12 pessoas, só euzinha na cozinha e todos os pratos montados e decorados, então, o planejamento se fez necessário para que tudo desse certo. E deu, Graças à Deus.
Ah, uma novidade que fez o maior sucesso e o pessoal elogiou bastante. Vocês poderão ver pelas fotos, que tem umas louças novas, mas não são minhas, são da Beatriz Serralha, lá do D’une Maison. É muito bacana este serviço dela Gente. Se você quiser fazer um jantar ou uma recepção em casa (ou até mesmo em outro lugar), você pode locar as louças e transformar a ocasião, num evento inesquecível. Tem cada coisa, uma mais linda que a outra. Eu estava esperando a oportunidade certa, para ir lá falar com a Bia, então, nada mais apropriado do que o jantar da Confraria, mas depois de postar os pratos, vou fazer um post bem legal, explicando tudo pra vocês e falar até de preços, tá?!
Então, vamos as delícias que reinaram na minha cozinha, neste final de semana.
SALADA 7 GRÃOS COM FRANGO DESFIADO E ALHO PORÓ (12 pessoas)
Ingredientes
– 2 peitos de frango desfiado
– 3 xícaras de chá de 7 grãos (eu comprei isto numa loja de produtos naturais, aqui na minha cidade, eu achei lá na Mãe Natureza)
– 1 alho poró em rodelas fininhas
– sal
– azeite de oliva extra virgem

Preparo
Coloque os grãos de molho na água por 30 minutos. Depois despeje numa panela, com água e tudo e deixe cozinhar e a água secar. Coloque mais água e vá observando. Vai demorar uns 60 minutos, até todos os grãos estarem bem cozidos e a água secar toda. Depois de pronto, na mesma panela e no fogo, acrescente o frango desfiado “sem tempero” e o alho poro. Misture tudo, acrescente sal, regue com azeite e experimente para ver está gostoso. A receita pedia curry e pimenta, mas não coloquei curry, porque usei em outro prato e não coloquei pimenta, porque um dos confrades não pode com pimenta. Depois de tudo pronto, sirva em copinhos pequenos, canecas ou mini-cumbucas. Vai ficar um charme. Ah, salpiquei um alho torrado por cima, antes de servir. Ah, tenho que falar, não lembro se tinha comido esse 7 grãos, mas o negócio é bom viu. Dá pra fazer muita salada boa com ele e dá pra comer como arroz também, com bastante azeite.

ESPETINHO DE SHITAK (12 pessoas)
Ingredientes
– 2 bandejinhas de shitak fresco (quase umas 100 unidades)
– shoyo
– 2 colheres de sopa de óleo de gergelim
– gergelim branco
– água
– palitos para espetinho

Preparo
Numa travessa, coloque os cogumelos lavados. Acrescente um pouco de água filtrada, regue com bastante shoyo e coloque o óleo de gerggelim. Mexa com delicadeza, até a mistura incorporar nos cogumelos. Experimente pra sentir o sabor e se precisar de mais shoyo ou óleo de gergelim, coloque. Deixe marinar (em cima da pia mesmo) por uns 40 minutos. Depois, pegue os palitos e espete os cogumelos com muito cuidado e salpique o gergelim branco por cima. A receita pedia para grelhar, mais ia me dar um trabalho cabeludo… rsrsrs… então, coloquei numa assadeira e levei no forno. Não sei falar pra vocês o tempo, acho que uns 20 minutos, mas vá observando, você vai saber a hora de tirar.


Estas foram as minhas entradas! Servi as duas juntas.
Na caneca da salada, coloquei uma recadinho especial para os convidados, amarrado com fitinha. As meninas gostaram tanto, que levaram as frase pra casa… rsrsrsrs…
O pessoal achou tudo, uma MARAVILHA. Foi tanto “huuummmm” que eu perdi a conta!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.