Receita de risoto de shitake com caldo de trufas

Receita de risoto de shitake com caldo de trufas

Hoje pode ter risoto? Pode sim senhor! Risoto delicioso de shitake com caldo de trufas. Ganhei um caldo de trufas de uma amiga querida, a Juliana Oliveira e quando fiz esse prato, deu para usar. Ele é forte e dá um aroma bem marcante. Já vi dele aqui no Supermercados D´Ville, na minha cidade. Ultimamente tenho feito só caldos caseiros e deixo congelado para usar sempre que preciso, mas estava com vontade de experimentar este caldo e como eu adoro risoto, aproveitei para usar. O risoto mesmo gente é bem mais ensopado, mas eu gosto dele mais seco, dependendo da receita, faço mais molhado e dependendo, faço mais seco.

Rendimento

para 2 pessoas

Ingredientes para receita de risoto de funghi secchi com vinho tinto

  • 2 1/2 xícaras de café de arroz arbóreo
  • 2 colheres de manteiga + 1 para finalizar
  • 1 cebola pequena
  • 1 bandejinha de shitake fresco
  • 1 taça de vinho tinto seco
  • 2 litros de caldo de trufa (industrializado)
  • sal e pimenta a gosto
  • queijo parmesão ralado para finalizar

Receita de risoto de limão com couve e alho frito

Preparo

Etapa 1
O primeiro passo é ficar com o caldo pronto. Numa panela maior coloque a manteiga e a cebola picadinha e deixe cozinhar um pouquinho. Acrescente o shitake fresco fatiado e deixe refogar, depois acrescente o arroz arbóreo e misture bem. Adicione a taça de vinho e deixe o álcool evaporar. Assim que o álcool  for absorvido pelo arroz começar a secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo.

Etapa 2
Adicione aos poucos colheradas do caldo e vá mexendo. Deixe o caldo secar e adicione mais, este processo é constante até o grão do arroz começar a ficar cozido e ao dente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela com a colher deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Deixe o risoto secar um pouco mais e continue mexendo e experimentando, observando sempre a textura do arroz e continue acrescentando mais caldo.

Etapa 3
Depois de várias conchas de caldo, o arroz já deve estar quase no ponto. Acerte o sal, coloque uma pimenta moída na hora se gostar. Desligue o fogo e pronto coloque a última colher de manteiga, que deve estar gelada, no centro da panela e mexa pelas laterais até a manteiga derreter, isso servirá para dar brilho no seu risoto. Está pronto, sirva sem demora para o risoto não secar e bom apetite! Ah, acrescente o queijo ralado, se você gostar.

Receita de risoto de pera com pistache

Receita de risoto de shitake com caldo de trufas

risoto-de-shitake02

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

 

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *