Tem uma coisa que preciso contar para vocês: desenvolvi uma intolerância à lactose. Demorei um pouco para descobrir o que era, mas enfim, é a minha realidade agora. Depois de alguns episódios de mal estar e passando muito mal, descobri que realmente o leite e derivados andam me fazendo bastante mal e como disse a minha gastro: “adulto não foi feito para tomar leite.” Então, vamos lá, sem chororo, porque a partir de agora, vocês verão por aqui, muitas receitinhas lacfree, tão saborosas e lindas como as que vocês estão acostumados.
Hoje, trouxe pra vocês um biscoito de polvilho caseiro com chia e sem lactose que aprendi com a Bela Gil. A chia já é muito comum nas minhas receitas funcionais e é excelente para aumentar o teor de fibras do biscoito. Fiquei realmente surpresa com o sabor do biscoito e por eu ter conseguido fazer um biscoitinho igual de padaria. Dá pra fazer variações de sabor também, é só usar a imaginação. Ah, é ótimo dica para o lanche da escola das crianças.
Rendimento
aproximadamente 40 biscoitos
Ingredientes para receita funcional de biscoito de polvilho com chia e sem lactose
- 250 gramas de polvilho azedo
- 1 ovo
- 120 ml óleo de milho ou óleo de soja orgânico
- 200 ml de água fria
- 1 colher de chá de sal (opte por um sal mais saudável, tipo o sal rosa do himalaia)
- 2 colheres de sopa de semente de chia
Preparo
Ferva 150 ml da água e coloque o óleo. Desligue o fogo e acrescente aos poucos o polvilho azedo, a chia e o sal, misturando bem com uma colher. Leve a massa ainda quente para a batedeira e adicione o ovo. Bata, até que fique em um ponto tipo “glacé”. Adicione aos poucos os 50 ml restantes de água. Coloque a massa em um saco de confeitar (ou um saquinho plástico com um buraquinho na ponta) e na assadeira antiaderente, faça formatos de biscoitos redondinhos, ou do formato que você preferir. Leve ao forno preaquecido a 200ºC. Deixe entre 15 e 20 minutos. Você pode deixar mais branquinhos ou mais moreninhos, aí vai do seu gosto. Eu gosto mais douradinho. Deixe esfriar e armazene-os em potes bem fechados ou saquinhos, para não amolecer. Eles ficam bem crocantes e muito saborosos.
Redes Sociais
Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram
Leave a Comment