O negócio por aqui anda bem funcional heim… estão gostando?
Tá bom, mas só para constar amanhã pretendo fazer um parmegiana de filé de frango kkkkk. A quedinha pelas receitas funcionais anda me encantando. Mas cá entre nós, faz bem para o corpo e para a alma heim. Eu pelo menos, me sinto tão bem quando como algo mais natural e orgânico. O legal dessa receita é que podemos reaproveitei os restos de um brócolis. O arroz integral vai ajudar a engrossar o caldo, mas se não gostarem da ideia, podem usar batata ou mandioca e se forem orgânicos, melhor ainda.
Os alimentos funcionais tem como característica oferecer vários benefícios a saúde, além do valor nutritivo ligado à sua composição química. “São ingredientes que, além da função nutricional básica, podem alterar seu metabolismo e produzir efeitos benéficos à saúde”, diz a nutróloga Jocelem Salgado, professora de nutrição do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq/ USP, em Piracicaba.
Cada vez mais é comprovado que o consumo de alimentos funcionais são fortes aliados à prevenção de doenças cardíacas, câncer, envelhecimento, problemas intestinais e até sintomas da menopausa.
Rendimento
4 porções
Ingredientes para receita funcional de caldo verde orgânico
- restos de 1 maço de brócolis orgânico (talos e folhas)
- 1 xícara de café de arroz integral orgânico cru
- 3 cubos verdes funcionais (receita aqui)
- 1/2 cebola média picadinha
- 3 dentes de alho espremidos
- azeite de oliva virgem orgânico
- sal e pimenta preta ou do reino a gosto
- queijo parmesão ralado a gosto
Preparo
Guarde os talos e as folhas do brócolis para fazer este caldo, mas se quiser usar o brócolis por inteiro também pode. Numa panela com água cozinhe o brócolis (talos e folhas), o arroz integral cru e os cubos verdes funcionais congelados. >> IMPORTANTE: retire aquela pelinha dos talos do brócolis puxando com uma faquinha, elas são de difícil mastigação, ficam parecendo fios de plástico no meio do caldo, por isso é preciso tirar NÃO SE ESQUEÇA <<. Deixe cozinhar até o arroz ficar mais molinho. Depois, bata tudo no liquidificador, mas não bata com a água toda, só com a metade. Reserve o restante de água, você pode precisar depois. Numa panela refogue a cebola e o alho num fio de azeite e adicione a mistura verde. Se achar que está muito grosso, adicione um pouco da água reservada. Acerte o sal e adicione pimenta preta ou do reino moída na hora a gosto. Deixe cozinhar por mais uns 5 minutinhos e pronto. Se quiser, pode servir com queijo ralado por cima, fica bem gostoso.
Redes Sociais
Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Leave a Comment