Oi Gente! Como vocês estão?
Fiquei um tempinho sem atualizar o blog porque o meu notbook estava em manutenção, formatando e trocando o HD. O negócio agora por aqui tá uma bala, tô ficando até tonta de tanto que o computador tá rápido… kkkkkk… e ainda teve o feriadão da Páscoa né, que viajei com a família e uns amigos para a fazenda, enfim, desintoxicação tecnológica é bom de vez em quando. Tem fotos dos meus amores lá o final do post.
Bom, hoje vou postar aqui uma receita tradicionalmente francesa. É o clássico dos clássicos da cozinha francesa. É normalmente servida quente, como prato e também pode ser servida como entrada, se chama – quiche lorraine. Vi essa receita num programa de TV na GNT que adoro de paixão – A Pequena Cozinha em Paris da chef Rachel Khoo. É realmente deliciosa e você pode variar em versões vegetarianas com legumes ou com salmão e aspargos, por exemplo. O tradicional mesmo é o recheio com creme de leite, ovos e bacon, então, como mesma disse a chef: capriche na qualidade dos ingredientes. Outra coisa, a massa desta quiche é uma massa podre. Nunca pensei na vida que um dia conseguiria fazer uma massa podre e foi tudo, porque ficou deliciosa e o melhor, super fácil.
Rendimento
4 quiches deste tamanho da foto ou 1 assadeira maior tipo uns 18 cm.
Ingredientes para receita de quiche lorraine
Massa
- 90 gramas de manteiga sem sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 pitada de sal
- 180 gramas de farinha de trigo
- 2 gemas
- 4 colheres de sopa de água filtrada fria
Recheio
- 150 gramas de bacon defumado
- 4 ovos inteiros + 2 gemas
- 300 ml de creme de leite fresco
- sal e pimenta a gosto
Preparo
Misture a manteiga e o açúcar com uma colher mesmo, depois acrescente uma pitada de sal, a farinha e as gemas (reserve as claras), mexa mais com a colher. Depois adicione as colheres de água fria. Mexa, mais e quando a massa estiver parecendo uma farinha grossa mexa com a ajuda das mãos. Forme uma bola de massa, passe um filme plástico e leve a geladeira de 30 minutos a 1 hora ou de um dia para o outro (o que seria melhor ainda). Depois do tempo de geladeira abra a massa num papel manteiga (coloque um pedaço de papel manteiga + a massa + outro pedaço de papel manteiga), assim você evita de ficar sujando a bancada de farinha. Com a ajuda do rolo de massa, abra a massa, seja ela para colocar na forma maior ou para colocar nas forminhas menores. Eu tinha uma forma de 22 cm, era grande, não ia fica bonita, tinha que ser menor, por isso optei por fazer nestas nini travessinhas que podem ir ao forno. Lembre-se de untar com manteiga e farinha antes de colocar a massa. Caso a massa rasgue, não se preocupe, ela é super fácil de arrumar com os dedos. Depois de colocada a massa no recipiente escolhido, corte as beiradas para ficar bonito e pincele a clara que você reservou. Agora vamos ao recheio: Frite o seu bacon defumado em tirinhas finas. Misture com um fouet ou garfo o creme de leite com os ovos + as gemas e tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino. Agora é só tirar o excesso de gordura do bacon e colocar sobre a massa e depois despejar a mistura de creme de leite e ovos e com cuidado levar ao forno preaquecido entre 30 a 50 minutos, dependendo do seu forno. Pronto, sirva quentinho, é uma delícia.
Redes Sociais
Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram
Massa pobre é a mesma coisa que massa podre?
Escrevi errado, vou corrigir =(
Eita, deu água na boca. Vou testar essa semana. Será que dar pra fazer com fôrma de silicone? É que comprei um conjunto aproveitando um cupom desconto extra e tô doida pra estrear.
Essa receita é muito boa Camila!
Dá pra fazer na forma de silicone sim.
Depois me conta como ficou.
Beijos =)
Essas receitas estão com uma cara boa!!!
Obrigada Ana!
Beijos pra você =)