Confesso que tenho uma certa dificuldade em preparar peixes, até porque não era um prato muito comum na minha casa de origem, sendo assim, não aprendi o básico sobre peixes, então tenho um certo receito sim. Este peixe fez parte do menu – foi o segundo prato do concurso que estou participando – a convite da Editora Agir, mas você pode saber mais do assunto aqui, onde conto toda a experiência.
A receita em questão pedia um dourado de água salgada, mas como aqui em Minas o mar tá bem longe, apliquei alguns conselhos do Chef Ferran Adriá e fui até a peixaria conversar com o peixeiro, que deu uma dica maravilhosa e que ia me dar um resultado muito parecido. A dica foi usar um peixe de água doce – o tucunaré, assim eu iria garantir um ingrediente o mais fresco possível para a execução do prato.
Ingredientes para receita de brema à moda japonesa
- receita para 2 pessoas
- 2 dourados 350 gramas cada (ou tucunaré)
- 1 cebola verde em fatias finas
- ramos de coentro fresco
- 20 gramas de gengibre fresco
- 3 colheres de sopa de óleo de girassol
- 1 1/2 de sopa de molho de soja
Preparo
Limpe o peixe e faça 3 cortes profundos. Corte as cebolas em fatias finas e reserve. Retire as folhas do coentro e reserve. Corte o seu gengibre em fatias finas, com casca e tudo. Tempere o peixe com sal e um pouco de limão e leve na brasa em papel alumínio. O tempo vai depender da sua churrasqueira, o meu demorou uns 40 minutos. Se você achar o dourado de água salgada você pode embrulhar frouxamente em papel vegetal e cozinhar no vapor ou até mesmo grelhar. Como o tucunaré era um pouco maior, optei em fazer na brasa, seguindo o método mais usual aqui na minha região. Enfim, decidido o jeito que você vai fazer o peixe, enquanto ele estiver cozinhando ou assando, coloque o óleo de girassol numa panela e acrescente o gengibre e deixe cozinhar em fogo médio até o gengibre fritar. Quando o seu peixe estiver pronto, transfira para uma travessa bonita e espalhe as folhas de coentro a gosto e as cebolas e com cuidado, adicione uma colherada generosa do seu óleo de gengibre que você acabou de fazer. Finalize o seu peixe espalhando uma colher de molho de soja.
Fotos: Dani, Leo Crosara e Luciano Araújo
A receita ė para ser brema mas depressa passa a dourada !!!!alguém pode explicar isso?
Nem de longo eu iria achar brema por aqui Silva, por isso o dono da peixaria me indicou um peixe de água doce que fosse mais parecido com a brema.