Na ida para Belém|PA no mês passado, trouxemos na mala uma garrafa de pimenta de cheiro com tucupi. O tucupi é um tempero e molho de cor amarela e é extraído da raiz da mandioca brava, ralada, espremida e descascada posteriormente. Para este processo é usado o tipiti, que é uma espécie de prensa ou espremedor de palha trançado. Depois de extraído este líquido, ele descansa para que o amido (a goma da mandioca) se separe do líquido que é o tucupi. Inicialmente é venenoso devido à presença do ácido cianídrico, mas este líquido é cozido por horas e o veneno eliminado, podendo assim ser usado como molho na culinária.
No mercado do Ver-o-peso tem de monte pra comprar e optei por comprar uma garrafa de tucupi batida com pimenta de cheiro, pois experimentamos num restaurante local e adoramos. É pra não usar a iguaria apenas como pimenta, o Alceu inventou uma receita – salmão no tucupi. Ele fez no forno, mas antes deixou marinar por 20 minutos no tempero do tucupi. Ele ficou bem dourado por fora, mas por dentro ficou macio, desmanchando e com a casquinha bem picante.
Ingredientes para salmão picante no tucupi
- 1 posta de salmão de aproximadamente 400 gramas
- tucupi com pimenta de cheiro (aproximadamente 1 xícara de chá)
- sal e alho picadinhos (o quanto baste)
- suco de 1 laranja
- 1 fio de azeite de oliva extra virgem
- 1 colher de café de gengibre em pó
Preparo
Tempere a posta de salmão com todos os ingredientes, tampe com filme e deixe marinar na geladeira por cerca de 20 minutos. Descante metade do líquido, tampe com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido 180 graus, por 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe por mais 20 minutos, se tiver a função grill, pode ativá-la no final do preparo para ficar bem douradinho. Divida a posta em duas, com cuidado e sirva com uma salada ou até mesmo com arroz.
Olá!!! Gostaria de saber se há alguma outra forma de fazer sem o Sucupi. Na minha cidade eu não encontro. Você me sugeria algo pro Salmão ficar crocrante assim? Obrigada
Olá Jessica!
Você pode fazer o tempero usando uma laranja a mais e deixando marinar do mesmo jeito.
Acredito que o dourado e aparência crocante que ficou foi por conta dos minutos que o salmão ficou com o grill do forno ligado, para finalizar.
Super Beijo =)