Eu amo fazer risotos gente. Sempre fico pensando em alguma receita que ainda não fiz.
No dia que fiz a feijoada, o Alceu comprou uma carne seca defumada e ficamos apaixonados por ela. Ela não é salgada e tem um sabor bem agradável, então arquivei na memória a tal da carne e sábado passado fiz um risoto. Ficou simplesmente delicioso. Servi com uma pimenta cumari vermelha a parte, que funcionou como a cerejinha do bolo e deu um toque muito especial. Os convidados aprovaram!
Receita de risoto de carne seca defumada
- 8 xícaras de café (bem cheias) de arroz arbóreo (para 8 pessoas)
- 1 cebola grande cortada bem miudinha
- 3 colheres de sopa bem cheias de manteiga sem sal + 1 colher para finalizar
- 1 taça de cachaça
- 2 1/2 litros de caldo de carne (água + caldo de carne)
- 500 gramas de carne seca defumada
- 300 gramas de queijo parmesão ralado
- salsinha e cebolinha
Preparo
Etapa 1
Antes de tudo cozinhe a carne seca na pressão, por uns 30 a 40 minutos. Se necessário, troque a água e volte para pressão por mais alguns minutos. Escorra a carne, desfie muito bem, tirando a gordura e reserve. Em uma panela grande aqueça a manteiga e a cebola. Deixe fritar, aumente o fogo e acrescente a carne desfiada. Mexe e refogue por alguns minutos. Adicione o arroz (sem lavar), mexa bem e deixe fritar. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione a cachaça. Continue mexendo. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Etapa 2
Assim que o álcool for absorvido pelo arroz e secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo quente, que deve ficar pronto antes de você começar o risoto. Acrescente sempre, duas conchas por vez. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando.Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo.
Etapa 3
Continue acrescentando caldo e mexendo. O ponto do arroz, deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu, enchendo a sua panela. O risoto não pode secar, ele tem o aspecto babento mesmo, não é soltinho como o arroz comum, ele é papado mesmo, aliás, muito papado. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Provavelmente você não vai precisar de sal. Adicone o queijo ralado e provavelmente o ponto do arroz já estará muito bom. Desligue o fogo e adicione a colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho e da o gostinho especial. Sirva imediantamente com salsinha e cebolinha picadas e coloque uma pimentinha a parte para os convidados.
Dani seu risoto está lindo !!! Já fiz risoto de carne seca e fica tudo de bom! 🙂 Nunca vi a carne seca defumada, mas fiquei curiosa…rs Ah! Tb adoro esse seu prato viu, super charmoso!! 🙂 Sempre reparo nesses detalhes…rs Um ótimo fim de semana Beijos Tereza
Fiquei mais encantada com o prato do que com o risoto… rs Não que o risoto não esteja lindo tb 😉
ah Dani, eu já ouvi falar nesse bolo de pão de queijo, mas nunca comi… alias nunca nem vi a cara dele… hahaha
Mas pão de queijo é uma delicia, né? não deve ser ruim 😉
beijos
Água na bocaaaaaa – adoroo suas receitas Daniii
ja te falei do meu amor platônico por risoto ne ?? eu nunca tinha comido, apenas vi receitas em blogs , revistas … ate q um dia eu achei por acaso o arroz arboreo no supermercado(moro em aracaju e aqui é meio devagar sabe , como se fosse uma cidade do interior…), ai nao deu outra levei p casa como se fosse uma joia selecionei uma receita simples mas q me agradasse, fiz de calabresa suina da perdigao… decepção, acho q fiz algo errado ou então fiz uma expectativa mto grande ..naõ sei, acho q faltou algo.
Adorei ser uma das convidadas do risoto, estava ótimo.
É um dos pratos que mais gosto, a receita estava perfeita.
Beijos e obrigada pelo carinho que nos recebeu.
Olá Dani….. Conheci seu blog hj através da minha irmã, que fez o risoto de tomate seco com rucula e me indicou pra eu ter a receita tb. Eu tb amooooo risoto, e pra mim é o prato mais aconchegante… ehehe Uma dica pro risoto de carne seca ficar mais suave é adicionar abobora cabotiá ou a paulista … ela ajuda na cremosidade e dá um gostinho todo especial! Um beijo e adorei seu blog
Que bom que gostou da receita Fabiana!
Ótima dica a sua. Além do sabor o risoto deve ficar com uma cor maravilhosa.
Obrigada pela visita no blog e volte sempre que quiser.
Beijos e uma ótima semana.
Dani, tudo bem??
Eu morro de vergonha de fazer perguntas cretinas! Se vc não quiser responder não tem problema. Vou entender. Qtos cubos de caldo de carne para cada litro de água??
Rídicula, né??
beijos, desculpe-me e obrigada
Pati Sato
Imagina Pati, dúvida todo mundo tem e se eu puder ajudar, fico feliz!
Normalmente eu coloco 1 tablete para cada litro.
Beijos =)