O que a gente não faz pelos amigos…
O Flávio e Lu estavam loucos pra comer um risoto de camarão, desde o dia que viram esse risoto aqui no blog. Então, pra atender o pedido desse casal especial fui eu cozinhar na casa deles no último final de semana. A mistura ficou especial. Eu adoro gengibre, o Alceu então nem se fala. E gostinho suave da laranja deu o toque final. Agora, isso é que é amiga heim, porque vocês bem sabem que eu não posso comer camarão… rsrsrsrsr… então tive que separar um pouquinho pra mim, antes de acrescentá-lo ao risoto.
Ingredientes para o risoto de camarão, gengibre e laranja
- arroz arbóreo (arroz para risoto)
- 1/2 cebola corta bem miudinha
- 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga sem sal + 1 colher para finalizar
- 1/2 taça de vinho branco seco de boa qualidade
- 2 litros de caldo de peixe ou de legumes
- 1 pacote de camarão miúdo e limpo
- 2 colheres de sopa de gengibre fresco em fatias finas
- 1 xícara de chá de suco de laranja expremido na hora
- 2 colheres de chábem cheias de casca de laranja ralada na hora
- 1 talo de alho poró picado em rodelas finas
- azeite de oliva extra virgem
- 1 maço de cheiro verde
- * utilize 1 xícara de chá por pessoade arroz arbóreo
Etapa 1
Em uma panela grande aqueça a manteiga, adicionando a cebola e refogue tudo. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz (sem lavar), mexa bem e deixe fritar. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco e continue mexendo. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar. Em uma frigideira adicione o azeite, o gengibre e o alho poro. Deixe refogar e acrescente o camarão. Lembre-se que o risoto tá lá na outra panela, então fique de olho nas duas. Deixe o camarão dar aquela fritadinha. Adicione as raspas de laranja e acerte o sal. Desligue o fogo e reserve.
Etapa 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz e secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo quente. Acrescente sempre, duas conchas por vez. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando.Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo e acrescendo caldo. Acescente o camarão que já estava pronto na outra panela.
Acrescente agora o suco de laranja e continue mexendo. O ponto do arroz, deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu, enchendo a sua panela. O risoto não pode secar, ele tem o aspecto babento mesmo, não é soltinho como o arroz comum, ele é papado mesmo, aliás, muito papado. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar mais sal, lembre-se de que já colocamos salno camarão. Adicione a colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho e da o gostinho especial. Jogue um punhado de cheiro verde e reserve o restante para decorar. Mexa delicadamente, sirva, salpique mais cheiro verde e sirva imediantamente.
Águaa na bocaaa……..
adorooo ristoooo!
Ai, Dani, assim voce judia de mim…eu adoro risoto de camarão!!!
Bjs e saúde pra voce e pro baby…
Danizinha…
Desta vez você judiou mesmo. Deu muuuita água na boca só de ler a receita. Vou experimentar amanhã mesmo.
Beijos pra você e pro baby!
Ralf Vinicius.
Dani, eu amooo camarão! Que receita mais deliciosa amiga! E está com uma aparência perfeita, bem molhadinho e brilhante. MARA!
Beijos pra você e pra família!
Fabi
Adoro seu blog, sempre quando tem oportunidade eu passo pra fazer um comentário.
Dani,
Nos conhecemos ontem no japonês… Keiretsu
Adorei o blog, principalmete essa receita!
Vou fazer e separar um pouco sem camarão para o Henrique…
Parabéns pelo blog e pelo bebê!
Beijos
Olá Dani, muito bacana o site! Acabei de descobrir e com certeza acessarei mais vezes. Gostaria de deixar uma dica ok? Fiz alguns cursos de culinária e em um deles aprendi algo que me ajuda muito quando faço risotos. Depois da primeira etapa, quando começamos a adicionar o caldo, existem duas maneiras: mexer sem parar ou não mexer de maneira alguma. Sempre que faço não mexo no risoto até o arroz ficar no ponto. Mexo depois somente na finalização, quando acrescentamos os ingredientes finais. Por que? Ao mexer o arroz, ele solta todo o amido e isto é o que faz o arroz grudar. Enquanto não mexemos, ele não solta o amido portanto não gruda, apenas cozinha, e o melhor: sem queimar. Só acreditei depois que fiz.
Fica ai a dica.
Até mais!
Fabio
Olá Dany?Adorei suas receitas,e assim que elaborar alguma delas eu posto um comentario para vc.Valeu,cozinhar é a melhor das terapias,é pura energia.Bjusss!
É mesmo uma grande terapia Elaine!
Fico feliz que esteja gostando do blog e das receitas.
Grande Beijo =)
Oi dani,
Acompanho seu blog há algum tempo já, adoro!! Procurando uma receita de risoto de laranja e gengibre caí aqui e tb em um outro blog, com a receita copiada do seu e sem os devidos creditos!!! É este aqui http://www.entrepanelasetigelas.com/receita-de-ri… Absurdo!!!!
Olá Renata!
Já dei um toque lá no blog que você falou. Agradeço a preocupação e o carinho Querida.
Obrigada por ter me avisado e que bom saber que você gosta do blog =)))
Beijo grande e uma excelente semana!