Oi Pessoal!
A correria tá tanta que estou com muita coisa acumulada pra mostrar pra vocês, então vamos por partes. Hoje vou mostrar o jantar indiano que prometi. No final do mês passado, a Ana Flávia, minha amiga e professora de yoga, fez um jantar indiano maravilhoso na casa dela e chamou os alunos da yoga. Foi uma experiência fantástica, vocês nem imaginam. Foi um jantar tipicamente indiano e a imersão à cultura da Índia foi total, com tablado no chão e pés descalços à água de pétalas de rosas para lavar as mãos e detalhe – sem talheres para comer. O preparo da comida foi feito com muito amor, pois esse é um dos princípios da cultura indiana e começou a ser preparado com 3 dias de antecedência.
O jantar foi preparado pelo Personal Chef Leolpoldo Alves Santana formado pelo Hotel Escola Senac Campos do Jordao e pelo Grande Hotel Senac Aguas de Sao Pedro. Entre as múltiplas cozinhas indianas há pontos em comum, o uso intenso de especiarias, leite, cereais, grãos, legumes e frutas. Nesse jantar, o Chef Leolpoldo optou por uma combinaçao desses ingredientes no seguinte cardápio:
- Arroz Aromático de Jasmim com Leite de coco
- Chutney de Manga
- Dahi (iogurte) batido com maracujá e manjericao
- Chapati (pão simples feito na chapa)
- Gengibre preparado na usli ghee (manteiga purificada)
- Legumes ao Curry em duas versões: picante e adocicado
A Índia é uma civilização antiga, que abrange diversas culturas. Um país que desperta curiosidade devido a sua complexidade. Trata-se de uma terra de constrastes, marcada pela diversidade cultural, pelas influências históricas, religiosas e regionais, as quais reflete-se em sua cozinha, uma das maiores e mais diversa do mundo. De acordo com Camargo-Moro – Arqueologias Culinárias da Ìndia, o vegetarianismo adotado pelos iogues nasceu nas comunidades agrícolas do sul entre os cultos dravidianos ancestrais há milênios. Povos antigos que chegaram pelo norte, os arianos eram pastores e comiam carne. Mas quando desceram para o sul, as terras úmidas e impróprias para pastagem fizeram com que fossem substituindo o pasto pela agricultura. Mysore, terra do Ashtanga Yoga, assim como nas áreas costeiras, come-se tradicionalmente o arroz, legumes frescos temperados com masala (designação para mistura de especiarias, buscando uma combinaçao aromática), pães, iogurtes e frutas para sobremesa.
Na Índia o leite é uma dádiva, um alimento que faz da vaca um animal venerado, considerado sagrado. Já o ghee (manteiga clarificada) era considerado ouro líquido, sendo base para a preparaçao de muitos alimentos.
Personal Chef – Leolpoldo Alves Santana
Jantares Temáticos e Personalizados, atende em todo o Brasil.
Contatos: (011) 9994-6636 – leolpoldogastronomia@hotmail.com
Site: www.chefleopoldo.com.br
Leopoldo sedeu algumas receitas que fizeram parte desse banquete indiano, mas não me apertem, porque não particpei do preparo e não conheço todos os ingredientes. Foi difícil conseguir as receitas, então aproveitem:
Ingredientes para a receita de chapati
- 250 gramas de farinha de trigo integral
- 1 kg de manteiga sem sal
- caçarola com o fundo bem grosso
Preparo
Coloque a manteiga na caçarola em fogo baixo e vá retirando aos poucos com a espumadeira a espuma que vai juntando por cima, assim como os pedaçinhos de gordura sólida que ficam boiando na superfície. Quando a manteiga ficar com uma cor de ambar dourado, límpida e transparente, despeje numa vasilha de louça e deixe esfriar descoberta. Depois de fria, guarde-a num recipiente hermeticamente fechado em lugar fresco e seco. Dura muito tempo. Utiliza-se nas frituras.
Ingredientes para a receita de mãnkay – chutney de manga verde
- 1 manga verde
- 20 mililitros de usli ghee
- 10 gramas de açúcar
- suco de 1 limão
- 3 gramas de páprica doce
- 1 grama de assa fétida
- 10 unidades de coentro em semente quebrada
- 50 gramas de usli ghee derretida
- pitadas de sal
- água morna (o necessário para dar o ponto)
Preparo
Misture a farinha e o sal e vá juntando agua morna para dar o ponto de rosca. Sove a massa bastante até que se torne firme e lisa. O ideal é que se deixe a massa “pensar” durante à noite, mas caso tenha pressa, deixe descansar apenas 1 hora. Forme bolinhas e estique-as com o rolo de pastel até que a espessura fique de 3mm. Aqueça uma frigideira de ferro e coloque a massa. Espere de 1 a 2s minutos e vire. Quando estiver estufado, espalhe usli ghee no topo e deixe embrulhado em panos limpos até a hora de servir.
Ingredientes para receita de uslli ghee purificado à moda tradicional
- 1 canela em pau
- 2 cravos
- 2 gramas de pimenta rosa
- 100 mililitros de água
Preparo
Corte a manga em cubos médios. Em uma panela coloque o ghee e frite a manga rapidamente. Acrescente o restante dos ingredientes conforme a seqüência. Coloque a água e deixe ferver por 3 minutos e desligue o fogo. Desligue o fogo e sirva em temperatura ambiente ou gelada.
Toque especial do chef: acrescente uva passa sem semente hidratada no vinho branco. Deixe ela três horas em imersão no vinho branco antes de acrescenta-la aos outros ingredientes.
Realmente algo fantástico! Adorei a idéia de fazer um jantar tipicamente indiano!
E o baby, gostou? rsss
Beijocas
Adorei, eu amo comida indiana!
Ops, só uma coisa, acho que os modos de preparo estão trocados… 😉 beijo
Excelentes receitas. A comida indiana é uma experiência única de sabores e aromas.
Namaste!
Dani, adoramos! Estavamos aqui na cozinha novamente reunidos, eu, Gera, Leolpoldo e Camila quando vimos e ficamos todos felizes.
abraço coletivo!
Parabens a Ana Flavia e ao Chef Leopoldo!
Hum…LINDO e DELICIOSO…..
Adoro a Cultura Indiana, li a receita que certamente ficou uma DELICIA, Parabens ao Chef Leopoldo.
beijos
Iza Rocha
Dia muito especial!!!! Receitas/comidas maravilhosas!!!Obrigada Dani!
Que maravilha de jantar!!! Fiquei com inveja… rsrrs
Nossa! Adoro temas, e nunca pensei em fazer um jantar indiano!
Já tentei o gulab, mas nunca fui plenamente assim
Vou tentar essas! Pimenta no calor fica legal? Você acha????
que lindo gente!
Esse curry apimentado é d+!