Oi Pessoal!
As coisas na cozinha, também dão errado pra mim…
Mais uma semana começando e hoje quero passar uma experiência que aconteceu comigo na última sexta-feira à noite. Maridão chegou de viagem, fui eu toda metida cozinhar pra ele e produzir conteúdo pra vocês… rsrsrs… ficamos em casa, pois a semana foi dura e a chuva já estava pendurada, então, fui fazer um macarrão japonês com shimeji. A dica, eu peguei com um casal de amigos, o Gera e a Ana Flávia. A propósito, a Ana é a minha professora de Yoga… linda! Quero aproveitar pra dizer que estou amando a prática e que está fazendo muito bem pra mim. Mas vamos lá. Abri a bandejinha de shimeji e já fui achando algo estranho, porque estava com um cheiro muito forte, apesar de estar fresco. Na hora, liguei para o meu amigo Marcel Gussoni, do Sabor Sonoro, porque ele está mais acostumado a fazer cogumelos, do que eu. Dúvidas tiradas, lavei o shimeji, coloquei a manteiga na frigideira e joguei o cogumelo. Aí que o negócio ficou “brabo” gente, o cheio intensificou e o meu estômago chegava a embrulhar. Então, como o meu nariz não me engana, descartei o cogumelo. E agora??? O macarrão já estava cozido, o maridão na sala esperando, o que fazer?! Peguei o pacote de macarrão e segui uma receita que estava atrás. Ficou bem legal, saboro e saudável e rendeu uma foto bonita.
Ingredientes (para 2 pessoas)
– 1/4 de pacote de macarrão Udon Assaí
– 2 xícaras de água
– 1 caldo de galinha (não tinha, coloquei de legumes)
– 4 colher de sopa de shoyo
– 1 colher de sopa de sakê
– 1 colher de sopa de açúcar
– 2 ovos mexidos
– cebolinha picada
Preparo
Cozinhe o macarrão da forma indicada no pacote. Numa outra panela, coloque a água, o caldo, o shoyo, o sakê e o açúcar. Deixe ferver. Faça os ovos mexidos. Unte uma frigideira e quebre os ovos. deixe a clara começar a ficar branca, salpique sal e misture tudo com a colher, até formar blocos. Escorra o macarrão, distribuia nas tigelas, misture os ovos mexidos e acrescente o caldo. Salpique a cebolinha e sirva.
Boa saída, rsrsrsrs.
Beijos
Patty Martins
Hmm… parece gostoso! Mas eu não faria por causa do caldo de legumes… não como isso… puro veneneno sabia? Puro glutamato monossódico e químicas! Esse sake é o culinário?
Amo macarrão japonês… cogumelo então, nem se fala! Uso o shitake desidratado… não tem erro… Hidrato e faço na manteiga tbm… ai que delícia!
beijos
P.S: a Knorr tá fazendo ums cremes sem glutamato, sem conservante, sem corante… as vezes é bom pra temperar… nunca testei.
Oi Dani!
Aqui em Jaboticabal, chamamos essa sopinha de Udon. Em julho, comemoramos o aniversário da cidade com a tradicional Festa do quitute, onde várias instituições preparam pratos típicos. A colônia de japoneses, que é bem grandinha aqui, prepara o Udon, suchis, yakisoba, tempurá e sukiaki e eu, como tenho grandes amigos desta colônia, sempre dou uma mão pra eles lá na festa. Aqui, eles preparam o Udon, usando um caldo bem parecido com esse que vc fez e acrescentam o macarrão, cenoura raladinha, omelete fatiadinho bem fino(eles usam uma pitada de açúcar no omelete), cebolinha verde e pra arrematar, uma miniatura de tempurá de legumes e camarão. Na época da festa, janto isso todos os dias. Qdo vc precisar de alguma receita desses pratos que citei, é só pedir!
Um grande beijo e continua fazendo bonito!
Simples e rápido,até quem não tem prática na cozinha pode fazer.
getne, tudo de bom esse macarrãozinho heim…
Luiza,
Sei que não é bom, mas quebra o galho na correria menina. Não tenho tempo de ficar fazendo os caldos =/
Vou procurar o shitak desidratado. Já usei o funghi, mas shitak só usei o fresco.
Ainda não experimentei esses cremes da Knorr, vou procurar.
Ju,
Que delícia essa festa heim!
Estou me entregando a estes ingredientes maravilhosos, mas com calma, te disse.
Legal ter a cenourinha. Adoro tempurá. Qualquer dia quero fazer.