Olá Pessoal!
Outro dia, passeando pelo D’Ville do Karaíba (aliás, eu adoro passear pelos corredores do supermercado, pra ver coisas interessantes e me inspirar na cozinha, ainda mais o D’Ville que é recheado de novidades) comprei uma caixinha de arroz negro. Tinha um tempão que queria comprar, para experimentar, mas me faltava coragem, porque a bichinha é cara. Mas tudo bem, vida de gourmet é assim. Eu preciso inventar pratos diferentes pra mostrar pra vocês. Comprei o arroz e fiquei namorando ela na cozinha. Ontem, o Alceu se enpolgou e quis fazer o restante do carré de cordeiro, que estava congelado. Lembram que fiz outro dia, olha a receita aí. Pois bem, o Alceu tá virando especialista em temperar carne, foi ele então para a cozinha temperar a danada. Eu me esbanjei. Não era muito fã de carne de carneiro, até comer o carneirinho temperado pelo Alceu… rsrsrsrsrsrs… não posso ficar falando muito não, porque ele anda tão metido, vocês precisam ver. Ah, me perdoem, mas a foto não ficou tão boa, porque tinha esquecido a minha máquina no escritório, então tive que usar o celular.
ARROZ NEGRO
Ingredientes
– arroz negro (uma medida legal é usar 1 xícara de café para cada pessoa)
– cebola
– manteiga
– vinho branco
– caldo de carne
Preparo (lembrando que fiz apenas para 2 pessoas)
Ferva +ou- 1 litro de água e coloque 1 caldo de carne. Reserve. Numa panela, coloque uma colher bem cheia de manteiga e 1/2 cebola picadinha. Deixe corar um pouco e acrescente o arroz, sem lavar. Mexa bem por 1 minuto, regue com um pouco de vinho branco. Depois que o vinho evaporar, coloque umas 6 conchas de caldo de carne. Mexa bem e tampe. Deixe o arroz refogar por uns 30 minutos. Vá experimentando o grão e se precisar de mais caldo, coloque. Percebam que não coloquei sal, por causa do caldo de carne. Diferente do risoto, o arroz negro é um grão mais duro e não precisamos ficar mexendo como o risoto. Ele tem um cheio delicioso e sabor inconfundível, que lembra avelã ou amêndoas. É maravilhoso. Você pode fazer ele como risoto também, deixando mais molhadinho. Depois que a água secar e você perceber que o arroz está no ponto, desligue e sirva junto com a carne. Se você não gostar de carneiro, sirva com um filé ao molho de funghi, por exemplo. O arroz pede uma carne mais forte, por conta do seu sabor marcante.
CARRE DE CORDEIRO
Ingredientes
– carre de cordeiro
– sal grosso (usamos o Aji Sal)
– vinho branco
– pimenta em pó (pimenta em pó chamada Cayenne)
– azeite de oliva extra virgem
– alecrim fresco
– mel
Preparo
Use a quantidade de carne de acordo com o número de pessoas. Unte uma forma de alumínio e coloque as carres. Dessa vez o Alceu fez a mistura\ do tempero diferente. Regue a carne com vinho branco. Depois, numa cumbuquinha com socador, amasse as folhas de alecrim, um pouco de shoyo e o sal grosso. Jogue essa misturinha sobre as peças de carne. Salpique a pimenta e espalhe um pouco de mel. Cubra a forma com papel alumínio e no forno pré-aquecido leve por 40 minutos. Depois retire o papel alumínio, regue a carne com o caldo que soltar e volte para o forno por mais uns 15 minutos.
Olá Dani!
É a Carol do blog pensopauloneto!
Quero te convidar para você visitar o meu novo blog:
http://www.falamamae.com
É uma evolução do Penso Paulo Neto e para mim, a sua opinião é de muita importância. Pois você é uma pessoa conhecedora do ramo e com certeza, irá acrescentar para o meu novo blog.
Abraços de Carol Siqueira – mãe do Paulo Neto.
Hummm, que cara boa hein!!!!
beijinhos
Agua na boca, suas comidass…bjs
olá,gostei muito de suas receitas .Também sou apreciador da culinária ,gosto muito de cozinhar…
parabéns.sucesso..
abraço
Oi Dani,tudo bem?
Será que vc não me arruma uma receita de salada
com o arroz preto?
Agradeço antecipadamente.Bjs ,fofinha!
Acho que farei esse Carré hoje hein! Fotografarei pra te mostrar o resultado! rs