Quem frequenta aqui, sabe que eu adoro caldos, sopas e cremes. Esse caldo aí foi o último prato que reinou na minha cozinha antiga. Cozinha aliás, que fez a grande maioria dos pratos postados aqui. Uma cozinha muito especial. Estava friozinho e resolvi fazer um caldinho pra despedir. É claro que não podiam faltar os vizinhos: Alcinete, Lígia, Rodrigo e Melzinha. E pra minha alegria e do Alceu, eles continuam sendo vizinhos e mais que amigos né. Mudamos de casa, ou melhor, de condomínio e só atravessamos a rua… rsrsrsrsrs… então, aproveitando a chuva o frio que tá aqui em Uberlândia/MG, aí vai a receitinha deste caldo de despedida, que na verdade foi só um tchau!!!
Ingredientes
– 1 abóbora cambutiá pequena
– 3 folhas de couve picadas fininha
– 3 caldos de carne
– 1 pedaço de carne (se tiver)
– pimenta de cheiro
Preparo
Pique a abóbora, mas não tire a casca, porque é dura demais e você pode machucar. Coloque numa panela e deixe ferventar. Quando ela começar a amolecer, escorra e aí sim retire a casca. Vai sair fácil. Na mesma panela que você ferventou a abóbora, coloque-a novamente (mas agora sem a casca. Acrescente 1 1/2 litro de água, os caldo e deixe ferver. Eu tinha 1 bife de picanha congelado, que sobrou de um churrasco. Descongelei, piquei em pedaços pequeninos e fritei na frigideira. Reservei. Quando a abóbora estiver bem molinha, você pode bater tudo (água e abóbora) no liquificador. Este dia eu quis amassar com o garfo, pra ela ficar um pouco mais sólida, então escorra com a espumadeira e coloque numa bacia rasa. Amasse com o garfo e volte para a água, que vai estar escura por causa do caldo de carne. Acrescente os pedaçinhos de carne, as pimentas de cheiro sem semente (ponho sem semente pra não arder, só pra dar aquele sabor delicioso da pimenta), acerte o sal, se necessário e deixe refogar um pouco. Se ficar grosso demais, você pode acrescentar mais água filtrada, isso vai depender do seu gosto. Depois, desligue o fogo, acrescente a couve picadinha e tampe a panela, enquanto você arruma a mesa. Sirva com queijo curado (aqueles que a gente compra na feira) e pra gostar, mais uma pimentinha.
Dani, que bom que está de volta!!! Ontem estava conversando com uma amiga sobre a vontade de tomar caldo nesse friozinho gostoso… humm, me inspirou!!! Beijão
Bom demais esse caldinho Dani. Grande beijo
Olá Dani, huuummmm tb adoro sopas e essa parece deliciosa!!! Seja "Bem-retornada"…rrrsss se agora temos Bem-nascidos, Bem-vividos,…porque não?!?!?!
Beijos
BEL.
Adorei esse tb! pra mim é diferente! acho q deve ser ótimo! vou tentar tb! esse friozinho q tá aqui é o q nao pode faltar nas nossas noites ne!
obrigada pela diquinha!