Bom Dia Pessoal!
Seguindo a minha programação e o meu estoque de receitas, aqui vai uma receita da Laurence, minha parceira neste canal light… hehehehehe… e semana passada eu fiz mais uma receita dela. E olhem que coincidência, a Laurence descobriu que mora no mesmo prédio da madrinha do meu marido. Achei o máximo. Qualquer dia destes, temos que encontrar, para nos conhecermos pessoalmente!
Apesar de não ser muito fã de mingau, achei o preparo da receita muito fácil. Esta receita pode ser utilizada por diabéticos, pelo uso do adoçante e leite desnatado, além de poder ser usada por pessoas que buscam uma alimentação menos calórica. Porém o milho é rico em carboidratos e por isso deve ser consumido com moderação. A receita rende 6 porções. a minha deu um pouco a mais, porque usei 6 espigas. Cada porção tem em média 87 calorias, contra 127 calorias do mingau de milho verde feito com açúcar e leite integral.
Ingredientes
– 4 espigas de milho verde
– 500ml de leite desnatado
– 5 colheres de sopa de adoçante (a Laurence deu a dica do adoçante Tal e Qual)
– canela a gosto
Preparo
Retire com uma faca os grãos de milho da espiga e bata-os no liquidificador com o leite. Passe o líquido por uma peneira de trama bem fina. Em uma panela, coloque o líquido amarelo, o adoçante e leve ao fogo baixo, mexendo, até obter a consistência de mingau. Polvilhe a canela. Depois de pronto, coloque em potinhos de plástico descartáveis com tampa.
Dica: Se você achar que o mingau está muito encorpado (grosso) é só acrescentar um pouco mais de leite durante o cozimento na panela. Uma dica que peguei com a minha mãe é escolher espigas de milho mais duras, assim o mingau não fica molenga, depois que endurecer.
Esta receita pode ser utilizada por pessoas diabéticas pelo uso do adoçante e leite desnatado, além de poder ser usada por pessoas que buscam uma alimentação menos calórica. Porém o milho é rico em carboidratos, e por isso deve ser consumido com moderação.
Oi Dan, não sou muito fã de mingau, preciso estar com muita vontade pra comer!!! Grande beijo
Oi Dani! esse ultimo mês eu sumi, mas hj estou d volta e percebi q vc tb andou sumidinha ne! eu nem reclamo pq assim nao perdi muita coisa ne! hehehehe…
adorei essa receitinha! ao contrario d muita gente adoroooo mingau d milho verde! alias, pra mim tudo de milho é bom!!! como sou nut, sei da importância dessas trocas!
bjos.
ps: agora estarei aki todo dia novamente viu!
Adorei a receita!! Resolvi conhecer o blog através de uma amiga, e estou adorando!
Sou diabética e adoro mingau!! Este final de semana mesmo irei fazê-lo! Espero encontrar mais receitas assim por aqui, simples, fácil, gostosa e adequadas a pessoas q como eu tem diabetes. Bjos.
Sempre que posso também faço receitas lights, mas odeio adoçante acima de tudo.. hehehe.. Nunca consegui me acostumar com o gosto… Vou tentar fazer essa receita, mas não posso garantir que não trocarei disfarçadamente o adoçante pelo açucar mascavo… hehehehe! Bjus! O site, como sempre, está ótimo!!
Sem dúvida nenhuma o açúcar mascavo é sim mais saudável que adoçantes em geral, inclusive é mais saudável que o açúcar branco, pois apresenta maior concentração de cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Porém, a diferença calórica entre os dois não são significativas e, como há a intenção de postarmos receitas menos calóricas o mais sugerido é q seja utilizado o adoçante, por ser também recomendado para diabéticos. O adoçante indicado na receita é bem aceito pelas pessoas por não deixar gosto amargo na boca, mas sugiro tb o adoçante Linea para uso culinário pois, ele é a base de sucralose, é indicado para gestantes e diabéticos, não apresenta aquele gosto ruim no final,tem quantidade de calorias bem reduzida, estudos comprovaram que nãp é cancerígeno, e portanto é indicado para dietas saudáveis.
Bjosss!!
Laurence