É fato que não sou muito boa com doces. Aliás, o meu paladar é muita mais pra salgado, do que pra doce, mas quando faço uma sobremesa e dá certo, eu fico tão feliz que me animo. Dia destes navegando pelo blog do meu amigo Marcel – Sabor Sonoro, vi uma receita de brownie, que havia comido na casa dele. Eu adorei, porque vai cacau em pó, isso significa que não é doce… ponto pra receita… doce demais tô fora. É importante que achocolatado não é cacau em pó. Cacau em pó vem escrito na embalagem.
Então, vamos a receita. Pode arriscar, porque é tão fácil, mas tão fácil que você vai querer fazer várias vezes.
Ingredientes
– 10 colheres de sopa de manteiga sem sal
– 1 1/4 de xícara de açúcar orgânico (não tinha, aí usei o normal mesmo)
– 3/4 de xícara + 2 colheres de cacau em pó
– 1/4 de colher de chá de sal
– 1/2 colher de chá de essência de baunilha*
– 2 ovos grandes gelados
– 1/2 xícara de farinha de trigo
– 2/3 de xícara de nozes picadas (opicional)
* Não se desespere se não tiver e não precisa comprar só pra colocar na receita, a não ser que você queira muito. Não vai ficar ruim se você não colocar.
Preparo
Pré-aqueça o forno a 160 graus. Num tabuleiro, forre uma forma quadrada de +ou- 2cm de diâmetro. Eu usei uma forma com furo. Não é necessário untar o papel alumínio, mas por segurança, se quiser untar a forma antes, pode. Numa panela coloque o açúcar, o sal, a manteiga e cacau e leve a banho maria (ou seja, dentro de outro panela maior com água). Mexa de vez enquando, até a mistura ficar homogênea. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Junte os ovos um a um, misturando bem com uma colher. Junte a farinha de trigo e bata com a mesma colher, até obter uma mistura grossa e brilhante. Junte as nozes e despeje na forma, alisando por cima, se necessário. Leve ao forno, na grade do meio, por +ou- 20 a 25 minutos. Teste com um palito. Ele deve sair ainda molhado, mas se você ficar com muita dúvida, deixe mais uns 5 a 10 minutos, mas não descuide, porque pode começar a queimar o fundo. Deixe esfriar, desenforme puxando delicadamente o papel alumínio. Polvilhe o cacau em pó (com a ajuda de uma peneira) ou açúcar de confeiteiro (se você tiver). Decore com hortelã. Eu gosto dele mais gelado, mas se quiser, você também pode servir com uma bola de sorvete.
DICA PRA PRÓXIMA
Ao invés da forma de alumínio, use forminhas de papel. Dá menos trabalho e você faz porções individuais. Dá próxima vez que fizer, posto pra vocês.
Concordo com vc, prefiro doces menos doces,rs… E esse bownie parece perfeito, do jeitinho que eu gosto.
Bjs
Olá!
Entrei no seu site e amei tudo que vi e li. Não sou cozinheira, mas sou amante da boa comida. Boa em todos os sentidos: saudável, gostosa, bonita e bem servida. Sou como você: tenho um paladar bom para o salgado e não me dou muito bem com receitas doces. Mas já que tem o seu aval para essa receita, vou tentar para a família comer no próximo final de semana.
Parabéns pelo trabalho!
Um abraço
Karina
Dani, que delicia de brownie! Eu simplesmente amo…principlamente qdo é assim facinho de fazer!
Bjos
Chocolate e nozes, uma dupla que nunca dá errado, melhor ainda quando não é muito doce. Também prefiro assim. Adoraria receber uma visita sua no meu blog Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). Apareça e depois me diga o que achou.
Um abraço
Cal Moreira
Sabrina, Karina e Princesa!
Obrigada pela visita viu. Quem bom que gostaram da receita.
Oi Cal! Vou fazer uma visita no Maça do Amor sim e obrigada por passar por aqui viu!
Beijos pra todas vocês =)
Ai que delícia de brownie.
Cheio do puro chocolate e nozes. Perfeito.
Bjss
essa receita me rendeu 4 porcoes, achei uma quantidade muito pequena, mas é uma delicia
adorei pena que o meu passou do ponto ressecou um pouco mais é ótimo o sabor
Bom dia, sou apenas muito iniciante na arte de cozinhar, mas gostaria de saber se pode usar o açucar mascavo no lugar do açúcar orgânico.
Eu acabei de fazer esta receita. Conforme alguém comentou, realmente é para uma quantidade pequena, então já usei uma forma menor retangular que eu tinha (metade do tamanho de uma forma normal), e ainda assim ficou um pouco baixinho (não muito, só um pouco menos do que eu gostaria).
Ficou bastante amanteigado, talvez eu tenha usado colheradas grandes demais de manteiga, da próxima eu boto mais rasas (seria legal ter esta medida em gramas).
Alguém já tentou dobrar esta receita pra ver como fica?
Ah, eu usei açúcar demerara no lugar do orgânico e farinha integral.
O sabor ficou maravilhoso, bem melhor que outra receita que tive que derreter uma barra de chocolate amargo (mais complicada e sabor pior).