Viagem Gastronômica pela Ásia – Com vocês, as estrelas da noite!

Home / Reviews / Viagem Gastronômica pela Ásia – Com vocês, as estrelas da noite!

Oi Gente!
Conforme prometi e já teve gente cobrando… rsrsrsrs… estão aqui as fotos do delicioso Menu Degustação – Viagem Gastronômica pela Ásia, da turma de Gastronomia da Unitri. Lembram que fui convidada?! Então, fotografei tudo para mostrar pra vocês. Como eram muitas fotos, precisei de um tempinho pra fazer o post. Olha, vou dizer heim, o negócio foi chique demais! O post ficou comprido, mas vale a pena aprecisar as fotos. Todo o menu foi feito com base na culinária asiática, que é uma referência para os bons gourmets, por se tratar de um continente que possui ótimas condições climáticas, alimentos com fartura, terra fértil, uma grande variedade de plantas, legumes e árvores frutíferas, além de ser banhada por mares e oceanos repletos de peixes e crustáceos. Os países abordados foram: China, Coréia, Índia, Japão e Tailândia. Os chefs fizeram uma mistura de países, com invensões próprias e modificação de alguns pratos muito tradicionais.

A decoração estava B E L Í S S I M A, tudo de muito bom gosto. Aliás, com móveis e acessórios do Depósito Rústico, não tem como ficar ruim. Aproveito pra mandar um beijão para Fabrícia, que é dona de lá, é um doce de pessoa e me fez companhia à noite toda. Mas vamos ao que interessa. Logo que chegamos foi servido um pepino agridoce, saquê puro, suco de laranja com gengibre (delicioso) e águas aromatizadas com hortelã, capim cidreira e limão. Claro que não bebi tudo né… rsrsrs… tomei apenas o suco e as águas. Depois vieram as entradas.

Na sequência de fotos, seguem os nomes dos pratos e a minha percepção:
– SALMÃO EM CROSTA DE GERGELIM AO CHUTNEY DE GENGIBRE
(divino, a crocância do gergelim com a sutileza do sabor do salmão e a combinação do chutney ficaram maravilhosas)
– SOPA DE ABÓBORA AO CURRY
(amei, amei, amei… vocês sabem que eu adoro um caldinho. Doce, por causa da abóbora, levemente picante pelo curry e outras pimentas e uma cebola roxa tostada para dar o toque final)
– CAMARÃO EMPANADO COM MOLHO DE MANGA E HORTELÃ
(esse aí me surprendeu, o camarão foi empanado no coco, acreditem e o molho estava estonteante, acredito que era manga de vez, a manga mais verde sabe, enfim, perfeito)
– SUSHI CALIFORNIA
(não sou fã de comida japonesa, bem que queria ser, mas o negócio não desce, muitos dizem que é falta de costume, mas não fiz desfeita, comi tudo… passou, mas não achei tão saboroso quanto os outros pratos)
Agora, os quentinhos… rsrsrsrs… um show de criatividade gente.
– MINI KOFTA COM KIM CHI
(boa, apesar de ter sido feita com carne suína, estava com gostinho de comida vegetariana.Tradicionalmente, esse prato é feito com carne de cordeiro)
– MACARRÃO PAD THAI
(meio sem graçinha, mas com sabores muito marcantes)
– CUBOS DE CORDEIRO COM MIX DE ARROZ E CASTANHA
(divino, queria ter comido uns três desse aí. O caldinho da carne ficou muito exôtico e saboroso)
– CAMARÃO TAILANDÊS COM ARROZ E RASCAS DE LIMÃO
(este ficou refrescante e o arroz selvagem harmonizou muito bem com o molho do camarão)

As sobremesas ficaram lindíssimas:
– ABACAXI COM SORBET DE MANGA
(o gosto do abaxi ficou excepcional e a sutileza do sorvete de manga com um molhinho de hortelã ficou magnífico)
– DOCE DE FEIJÃO
(esse aí eu não gostei não, ficou sem graça)
– BANANA CARAMELIZADA
(eu amou essa banana. não ficou muito doce, mas acho que o ponto do melado ficou errado, porque grudou demais nos dentes)
– BOLO INDIANO
(muito bom, seco, mas bom, com muitas especiarias)
No final de tudo, serviram o CHAI (tá na foto lá de cima). É o típico chá indiano. Gente, é uma delícia. Eu tomei umas duas xícaras, tava custando a caber, mas é tão gostoso que repeti.
Bom, infelizmente, não tive acesso as receitas, mas fiquei muito feliz de receber o convite da turma e faço questão de ajudar a divulgar o Curso de Gatronomia da Unitri, tem mais informações neste post aqui. Ah, e não fiquem com inveja, mas hoje à noite (08/10) vou ser, novamente, jurada do MAGNIFIQUE, mas agora na sua segunda edição. E hoje vai ser dia de risoto… hummmm… prometo colocar as fotos.
É isso gente, o post ficou longo, mas valeu a pena. Espero que tenham gostado. Aproveito, mas uma vez, para agradecer a professora Janete, ao professor Alessandre, a Tati e toda turma do curso de gastronomia!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.