Receita de Risoto de Tomate Seco e Rúcula

Home / Receitas de Risotos / Receita de Risoto de Tomate Seco e Rúcula


Oi Pessoal!!!
O risoto realmente é um prato que caiu na graça do meu paladar. Só meu não né, do Alceu também e volta e meia ele me pede pra fazer um risotinho. Nunca falta arroz arbóreo lá em casa, ele tá na lista de compra do mês… rsrsrsrsrsrs… faço muito risoto, mas às vezes repito muito os favoritos, por isso não tem tantos aqui no blog, mas agora estou partindo para receitas variadas, afinal, preciso mostrar sempre conteúdo novo para vocês. Esse aí da foto foi um risoto delicioso de tomate seco e rúcula. Uma dobradinha infalível.

Ingredientes (receita para 6 pessoas)
– 1/2kg de arroz arbóreo (arroz para risoto)
– 1 cebola pequena corta bem miudinha
– 3 colheres de manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
– 1 taça de vinho branco seco de boa qualidade*
– 2 litros de caldo de legumes (eu utilizo o
sachê de caldo de legumes)
– 300gramas de tomate seco
– algumas colhas de rúcula
– sal à gosto

*EU FIZ E DEU CERTO: Não tinha vinho branco aí coloquei um pouquinho de wishky. Acho que colocaria pinga também, mas só pensei depois de ter colocado o wishky.
Preparo
Etapa 1
Aqueça o caldo. Em uma outra panela “grande” aqueça as 2 colheres de manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.

Etapa 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Essa etapa deve demorar uns 15 minutos. Vá experimentando o arroz e observando a textura. Reduza aos poucos a quantidade de líquido que vai acrescentando e continue mexendo.

Etapa 3
Escorra e pique o tomate seco e também a rúcula e acrescente ao arroz. Mexa bem. Quando o arroz estiver no ponto, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Se sim, adicione uma pitada e prove novamente. Adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará a dar brilho no seu risoto. Desligue o fogo e já pode apreciar… sem moderação… rsrsrsrs…

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.