Receita Funcional: smoothie de mamão

Receita Funcional: smoothie de mamão

Ter opções para o café da manhã ou um lanche é sempre bom. O ano passado vi essa receita e achei legal, acabei guardando e nunca dava pra fazer. Ontem resolvi apagar umas fotos do celular e acabei chegando nela e como tinha mamão picado e congelado, não pensei duas vezes. Fica delicioso e o melhor de tudo, é funcional.

Mas você sabe o que é funcional? Então vamos lá:

A união da gastronomia com a nutrição funcional resulta na gastronomia funcional. A intenção é nutrir o organismo com os alimentos adequados, respeitando a individualidade bioquímica. Ou seja, o que o corpo da pessoa necessita para funcionar em perfeitas condições, a fim de eliminar problemas, como alergias e intolerância a determinados alimentos, e proporcionar mais saúde, qualidade de vida e bem-estar. Também se leva em conta o estilo de vida, o sexo e o estado de saúde atual do indivíduo.

Alimentos Funcionais

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimentos ou ingredientes funcionais são aqueles que, quando consumidos com frequência, como parte de uma dieta saudável e equilibrada, trazem benefícios à saúde, indo além das funções básicas de nutrição. Eles não têm poder de cura, mas reduzem os riscos ou previnem doenças cardiovasculares, crônicas e autoimunes, entre outros tipos, e aumentam as defesas do organismo.

Na gastronomia funcional, dá-se preferência aos alimentos orgânicos e biodinâmicos. Ambos são cultivados sem adubos químicos e agrotóxicos. No entanto, a agricultura biodinâmica leva em conta o posicionamento da lua e de outros astros para o plantio, cultivo e colheita dos alimentos. Ela também promove o rodízio das culturas no solo para não empobrecê-lo.

Rendimento

1 copo grande de +ou- 300 ml

Ingredientes para receita de smoothie funcional de mamão

  • 170 ml de iogurte natural desnatado
  • 1 xícara de chá de mamão picado e congelado
  • 1 colher de sobremesa de gergelim
  • 1 colher de café de mel

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e pronto.

Receita Funcional: smoothie de mamão

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *