Receita de sanduíche de jamón serrano e queijo canastra

Home / Receitas de Aperitivos e Entradas / Receita de sanduíche de jamón serrano e queijo canastra


Me digam uma coisa: precisa mais do que isso para um lanche a noite?
Pra mim não e o marido é suspeito pra falar também, porque vez ou outra ele pede um sanduíche assim para o jantar. Um delicioso e fresco ciabatta, fatias lindas de jamón serrano, que nada mais é do que um presunto especial e um queijo canastra, legítimo queijo mineiro. Pronto, tá feito um prato rápido e saboroso.
O presunto é um alimento feito a partir das patas traseiras do porco e seco ao ar. É chamado serrano pelo costume de curar o presunto em lugares altos das montanhas, onde baixas temperaturas facilitam a cicatrização. É um produto tradicionalmente muito consumido na Espanha e podemos distinguir dois grandes tipos de jamones, segundo a raça do porco usada: o porco ibérico, que usualmente é designado em Portugal por porco preto ou pata negra e para o jamón ibérico é usado o porco branco, que é este que usei – o jamón serrano.
Já o queijo canastra é um tipo de queijo brasileiro, originário de Minas Gerais. É produzido há mais de duzentos anos e é primo distante do queijo da Serra da Estrela, de Portugal, trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro. O clima, a altitude, os pastosnativos e as águas da Canastra dão a esse queijo um sabor único: forte, meio picante, denso e encorpado. Desde maio de 2008 o queijo canastra é um patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo IPHAN -o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Chique heim!

Ingredientes para receita de sanduíche de jamón serrano e queijo canastra

  • pão ciabatta
  • fatias de queijo canastra
  • fatias de jamón serrano
  • folhas de agrião
  • picles de pepino e cebola
  • azeite de oliva extra virgem

Preparo

Abra o pão e regue com azeite. De um lado disponha fatias de queijo canastra e leve ao forno pré aquecido 180 graus por 7 a 8 minutos. Retire e monte o seu sanduíche com as folhas de agrião, o jamón serrano e o picles fatiado. Regue com mais azeite se desejar.

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.