Receita de risoto de vinho tinto com arroz selvagem

Home / Receitas de Risotos / Receita de risoto de vinho tinto com arroz selvagem

Risoto de vinho tinto com arroz selvagem
Sexta-feira é sempre um dia bom pra pensar em pratos mais elaborados e com aquele toque que a gente gosta. A receita de hoje é um risoto que fizemos pra comer em família, com os meus irmãos e minha mãe (meu pai estava em viagem então perdeu essa gostosura).

Rendimento

para 8 pessoas

Ingredientes para receita de risoto de vinho tinto com arroz selvagem

  • 500 gramas de pernil de bacon defumado fatiado fininho
  • 5 xícaras de café bem cheias de arroz arbóreo
  • 1 xícara de chá de arroz selvagem
  • 1 cebola grande
  • 1 taça de vinho tinto
  • 2 colheres de manteiga sem sal + 1 para finalizar
  • 2 litros de caldo de carne ou bacon
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado
  • folhas de orégano fresco e parmesão para servir

Preparo

Etapa 1
O primeiro passo é ficar com o caldo pronto. Depois numa panela coloque o arroz selvagem mais 3 xícaras de água, tampe e deixe cozinhar até o arroz ficar levemente macio. O arroz selvagem é mais duro, mas é muito saboroso, ele tem um gosto todo amendoado e vai ficar uma delícia quando misturarmos tudo. Fatie o pernil de bacon defumado bem fininho e reserve.
Etapa 2
Numa panela maior coloque a manteiga e a cebola picadinha e adicione as fatias de pernil de bacon defumado e deixe fritar um pouquinho. Adicione agora o arroz arbóreo e misture bem. Adicione a taça de vinho tinto e deixe o álcool evaporar. Adicione aos poucos colheradas do caldo e vá mexendo. Adicione, mexa sem parar, deixe o caldo secar e adicione mais, este processo é constante até o grão do arroz começar a ficar cozido e ao dente.
Etapa 3
Depois de várias conchas de caldo, o arroz já deve estar quase no ponto, agora, adicione o arroz selvagem que deve estar no ponto e com um aroma maravilhoso. Tá quase pronto agora, acerte o sal se for necessário e acrescente o queijo parmesão misturando bem para incorporar tudo. Desligue o fogo e pronto coloque a última colher de manteiga, que deve estar gelada, no centro da panela e mexa pelas laterais até a manteiga derreter, isso servirá para dar brilho no seu risoto. Agora é só servir, salpique as folhas de orégano fresco ou outra erva fresca que você tiver, tipo salsinha e cebolinha e mais uma salpicada de queijo parmesão. Bom apetite!
Risoto de vinho tinto com arroz selvagem
 

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.