Receita de risoto de manga com bacon e parmesão

Publicado por Dani Oliveiraquinta-feira, 18 outubro 2012

Hoje é quinta-feira, então eu posso fazer um risoto para o jantar… kkk… pode??? Que tal essa ideia de um risoto com manga?!
Coloquei com pouquinho de bacon, porque fiz só ele, mas se você preferir, pode fazer uma carne separada e deixar o risoto só com a manga e o parmesão. O colorido da manga abre o apetite e deixa o prato bem mais bonito.

Ingredientes para receita de risoto de manga com bacon e parmesão

  • 2 xícaras de café bem cheias de arroz arbóreo (receita para 2 pessoas)
  • bacon frito o quanto baste
  • 1 manga madura mais firme picada em cubinhos
  • 1 colher de sopa bem cheia de manteiga sem sal + 1/2 colher para finalizar
  • 1 1/2 de caldo de carne (1 1/2 de água quente + 2 tabletes ou sachês de caldo de carne)
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 1/2 taça de vinho branco
  • lascas de parmesão
  • cebolinha picadinha

Preparo

Etapa 1
Pique o bacon em cubinhos, frite e reserve. Em uma panela grande aqueça a manteiga e a cebola picadinha. Deixe refogar, aumente o fogo e acrescente o arroz arbóreo (sem lavar), mexa bem e deixe refogar mais um pouco. Acrescente também o bacon e mexa constantemente de forma a não queimar o arroz, que não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga. Depois de 2 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho. Continue mexendo. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.

Etapa 2
Assim que o álcool  for absorvido pelo arroz começar a secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo quente, que deve ficar pronto antes de você começar o risoto. Acrescente sempre, duas conchas por vez. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela com a colher deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando. Deixe o risoto secar um pouco mais e acrescente a manga e a cebolinha. Continue mexendo e experimentando, observando sempre a textura do arroz e continue acrescentando mais caldo.

Etapa 3
O ponto do arroz deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu, enchendo a sua panela, então se você ficou com o olho gordo e colocou mais arroz do que eu falei, pode ter certeza, a essa altura você deve estar falando (porque eu não segui a medida da Dani… kkkk). O risoto não pode secar, ele tem o aspecto babento mesmo, não é soltinho como o arroz comum, ele é papado, aliás, muito papado. Tem gente que gosta dele igual uma sopa, aliás esse é o jeito correto, mas tem gente que gosta com um pouco menos de caldo, como eu. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Desligue o fogo e adicione a 1/2 colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture pelas bordas da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos poucos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com brilho e dar um gostinho especial. Sirva imediatamente com lascas de parmesão e um fio de azeite se preferir. E risoto é assim, acabou de fazer tem que comer. Bom apetite!

 

Outros artigos e receitas como esta em:

Receitas e artigos relacionados:

9 pessoas comentaram

  1. Marta Bernardes sexta-feira 19 outubro 2012 às 06:24

    Dani, seus risotos sempre são simples de fazer e muito saborosos e o bacon deve dar um gostinho super especial.
    Bom final de semana!

  2. Laura Samira #1° segunda-feira 22 outubro 2012 às 16:31

    kkkkk…sabe que tem época que eu encano com certas comidas, né?!! Agora estou na fase dos risotos…já fiz quase todos aqui do site. Amo simplesmente. Esse fiz ontem na jantinha pro maridão..ele amou.
    Substitui com muuuitoooo custo a pizza do domingo.
    Obrigada. Beijosss

  3. Laura Samira #2° terça-feira 23 outubro 2012 às 10:08

    Fiz vários Dani. Tem um de camarão que é um arraso realmente. Também fizeram sucesso aqui em casa o de gorgonzola com pera, e pistache com gorgonzola. Por se tratar de um queijo com uma textura maravilhosa uso em várias receitas. Assim como já vi diversas delas por aqui também.
    A propósito, muito obrigada pela resposta.
    Beijos <3

  4. muriloi #3° quarta-feira 24 outubro 2012 às 14:28

    Oi dani, sempre acompanho suas postagens, e adoro fazer os risotos citados aqui, só tenho uma duvida, o bacon vc coloca ele no final? … parabens pelos pratos … abraço

  5. Daniela Luz #4° terça-feira 05 fevereiro 2013 às 11:23

    Oi Dani, adorei o blog. Concerteza eu e meu esposo iremos acessar muito… Como te disse hj adoro risoto, e amei esta receita que leva manga…. Vou fazer em breve.. Parabéns…

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>