Receita de risoto de funghi secchi

Publicado por Dani Oliveiraterça-feira, 24 outubro 2017

Risoto de funghi

É só não ter ideia do que fazer, que eu logo já quero fazer risoto kkkkkkk acho um prato tão versátil, dá pra fazer risoto de qualquer coisa. Essa aí foi porque tinha um funghi secchi na despensa e foi ele mesmo.

Rendimento

para 2 pessoas

Ingredientes para receita de risoto de funghi secchi

  • 2 1/2 xícaras de café de arroz arbóreo
  • 2 colheres de manteiga + 1 para finalizar
  • 1 cebola pequena
  • 1 xícara de chá de funghi secchi
  • 1 taça de vinho branco
  • 2 litros de caldo de carne ou de legumes
  • sal e pimenta a gosto

Receita de risoto de carne com palmito e batata palha

Preparo

Etapa 1
O primeiro passo é ficar com o caldo pronto. Coloque o funghi secchi de molho em água filtrada e deixe ele hidratar, por cerca de 30 minutos. Escorra e reserve a água e fatie o funghi em tiras. Numa panela maior coloque a manteiga e a cebola picadinha e deixe cozinhar um pouquinho. Acrescente o funghi secchi e deixe refogar, depois acrescente o arroz arbóreo e misture bem. Adicione a taça de vinho e deixe o álcool evaporar. Assim que o álcool  for absorvido pelo arroz começar a secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo.

Etapa 2
Adicione aos poucos colheradas do caldo e vá mexendo. Junte também a água do funghi que você reservou e mexa sem parar, deixe o caldo secar e adicione mais, este processo é constante até o grão do arroz começar a ficar cozido e ao dente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela com a colher deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Deixe o risoto secar um pouco mais e continue mexendo e experimentando, observando sempre a textura do arroz e continue acrescentando mais caldo.

Etapa 3
Depois de várias conchas de caldo, o arroz já deve estar quase no ponto. Acerte o sal. Desligue o fogo e pronto coloque a última colher de manteiga, que deve estar gelada, no centro da panela e mexa pelas laterais até a manteiga derreter, isso servirá para dar brilho no seu risoto. Está pronto, sirva sem demora para o risoto não secar e bom apetite!

Receita de risoto de bacalhau com ervilhas frescas

Risoto de funghinghi

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram
Youtube

Outros artigos e receitas como esta em:

Receitas e artigos relacionados:

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>