Receita de risoto de bacon e alho poró

Home / Receitas de Risotos / Receita de risoto de bacon e alho poró

foto de risoto de bacon e alho poró
Bom Dia Pessoal!
Final de semana passado recebemos em casa a visita dos meus tios Uélcio e Regina, que moram em Brasília|DF, então resolvi preparar um jantarzinho gostoso e pra mim, não tem nada mais prático do que fazer um risoto. Olha que fácil essa combinação, bacon e alho poró.

Ingredientes para o risoto de bacon e alho poro

  • arroz arbóreo (arroz para risoto)
  • 1/2 cebola corta bem miudinha
  • 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga sem sal + 1 colher para finalizar
  • 1/2 taça de vinho branco seco de boa qualidade
  • 1 1/2 litros de caldo de carne
  • bacon picadinho e bem frito
  • 150 gramas de queijo parmesão ralado
  • alho poro picado em rodelinhas bem finas
  • * utilize 1 xícara de chá por pessoade arroz arbóreo

Etapa 1
Aqueça a panela que você for fazer o risoto e frite o bacon nela. Tire o bacon e deixe secar a gordura num papel toalha. Aproveite o óleo do bacon e aqueça a manteiga, adicionando a cebola, o alho poró e refogue tudo. Separe um pouquinho de alho poró pra você decorar o seu risoto. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz (sem lavar), mexa bem e deixe fritar. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco e continue mexendo. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Etapa 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz e secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo quente. Acrescente sempre, duas conchas por vez. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando.Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo e acrescendo caldo.  Acescente ao risoto o bacon reservado e continue mexendo.

Etapa 3
Continue acrescentando caldo e mexendo. O ponto do arroz, deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu, enchendo a sua panela. O risoto não pode secar, ele tem o aspecto babento mesmo, não é soltinho como o arroz comum, ele é papado mesmo, aliás, muito papado. Acrescente o queijo parmesão ralado, mexa e desligue o fogo. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Adicione a colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho e da o gostinho especial. Sirva em bowls ou num prato fudo bonito e decore com o alho poró que você reservou e com alguns flocos de alho em lascas. Sirva imediantamente.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.