Receita de pudim de leite condensando

Home / Receitas de Doces e Sobremesas / Receita de pudim de leite condensando

Vou confessar uma coisa pra vocês: nunca tinha feito um pudim porque tinha medo de não dar conta… kkk… acreditem. Mas semana passada resolvi tirar a limpo esse medo e botei as caras numa receita tradicional de pudim de leite condensado. Pedi a receita para a minha sogra Rose e as dicas para a minha cunhada Amanda que é a formiga em pessoa. Foi legal, sem muitos imprevistos e a surpresa – ficou uma delícia, além de bonito. Quero me arriscar em outras receitas de pudim, porque agora eu fiquei metida demais… kkkk…

Ingredientes para receita de pudim de leite condensado

Pudim

  • 3 ovos grandes (se os ovos estiverem muito pequenos use 4)
  • 1 lata de leite condensado  395 gramas
  • 1 medida e 1/2 de leite (use a lata de leite condensado como medida)

Calda

  • 2 xícaras de açúcar cristal
  • 1/2 xícara de água quente

Preparo da calda

Numa panela coloque o açúcar e mexa em fogo médio até começar a derreter e a mudar de cor. Coloque a água aos pouquinhos e mexa  até dissolver todo o açúcar, mas cuidado porque nessa hora espira muito. Não se desespere se o açúcar encher de pedrinhas, comigo aconteceu isso, mas é só deixar no fogo (sem mexer mesmo) que o açúcar vai desmanchando aos poucos e vai virando aquela calda bonita. Quando estiver no ponto de calda, nem muito líquida, nem muito grossa e também com aquela cor caramelo escuro, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Dica da cunhada:se a calda ficar com o gosto de queimado faça outra, porque senão o gosto do pudim vai ficar ruim. Despeje a calda numa forma com furo e reserve para adicionarmos a massa do pudim.

Preparo do pudim

Bata os ingredientes do pudim no liquidificador por uns 4 minutos. Dica da cunhada: deixe a massa do pudim descansar no liquidificador antes de despejar na forma, até que a espuma suba, assim o seu pudim vai ficar lisinho e sem muitos furos. Despeje bem devagar o liquido do pudim no centro da forma com furo. Tampe com um papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido sobre uma assadeira funda com água quente – banho maria. Como o meu forno não é dos melhores, demorou mais de 1 hora para ficar pronto. Tire o papel alumínio quando você perceber que a massa cozinhou e deixe corar um pouco. Enfie um palito de dentes para ver se a massa cozinhou. Se estiver pronto retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Quando esfriar passe uma faca com cuidado nas laterais da forma para ver se o pudim está solto. Se estiver apoie um prato grande sobre a forma e vire rapidamente, para a calda cair sobre o pudim. Leve a geladeira e sirva depois.
Acompanhe o Cozinha Travessa no Facebook e no twitter.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.