Receita de pizza enrolada

Home / Receitas de Aperitivos e Entradas / Receita de pizza enrolada


Conversando com a minha amiga Fabi – do Figos & Funghis lembrei de uma pizza enrolada que minha fazia quando eu era pequena. Era uma massa muito boa e o recheio podia variar bastante. Foi aí que a Fabi lembrou de uma receita que a mãe dela fazia também – o braço de cigano, mas que a Fabi apelidou de rocambole colorido. A massa é perfeita para salgados como enroladinho, esfirra e também para cobrir tortas.

A minha massa não ficou tão bonita como a da Fabi, porque descobrimos depois (ao telefone) que faltou farinha. Minha massa ficou um pouco oleosa, mas não deixou de ficar deliciosa. Como disse o marido: “- Se eu fosse você tirava foto, porque ficou muito boa.” Segui o conselho dele e tá aí o meu rocambole colorido, que eu apelidei de pizza enrolada. Então, quando vocês forem fazer a massa, se atentem a medida da farinha. Semana que vem vou fazer de novo, aí mostro pra vocês.

Ingredientes para pizza enrolada

    • 1/3 de xícara de chá de óleo vegetal (usei o de canola)
    • 1/2 copo de leite morno
    • 2 copos* de farinha de trigo
    • 1 colher de sopa bem cheia de margarina* light
    • ovo inteiro
    • 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo (10g)
    • 1/2 colher de café de sal
    • 1/2 colher de café de açúcar
    • 1 gema para pincelar

* aqui está o pulo do gato: tem que ser margarina, não pode ser manteiga e o copo é aquele copo de requeijão, mas quando você colocar a farinha, tem que apertar até enchê-lo, senão falta farinha, como aconteceu comigo.

Recheio

  • 8 fatias de mussarela fatiada
  • 5 fatias de presunto fatiados
  • 1 cebola pequena batidinha
  • 1 tomate grande sem sementes e em cubos
  • bastante cheiro verde
  • sal e azeite a gosto
  • folhas de espinafre cruas (eu não tinha, mas fica muito bom)

Preparo

Numa tigela coloque o fermento e regue com o leite morno. Mexa rapidamente com o fouet  ou com um garfo. Adicione o óleo, o ovo e a margarina. Bata e reserve. Numa outra tigela coloque a farinha, o açúcar e o sal, misture bem. Faça um buraco no centro da farinha e despeje a mistura reservada. Mexa bem até começar a formar uma massa. Depois desta etapa passe a massa para uma superfície enfarinhada e sove-a por alguns minutos, até ficar lisa e homogênea. Faça uma bola com a massa, retorne ao recipiente, polvilhe um pouco de farinha, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso prepare o recheio, misturando os ingredientes e temperando. Quando a massa estiver descansada abra com um rolo de massa numa superfície enfarinhada até ficar na espessura que você desejar. Abra no formato redondo como se fosse fazer uma pizza, distribua o recheio sobre toda a massa e depois comece a enrolar delicadamente para não rasgar. Depois de enrolada dobre as duas pontas para o recheio não sair quando estiver no forno, pincele a gema de ovo, coloque numa forma untada e leve ao forno pré-aquecido em 210º por +ou- 30 minutos ou até ficar dourada.
Pra qualquer hora e qualquer gosto RECEITA DE PIZZA ENROLADA http://cozinhatravessa.com.br/post/receita-de-pizza-enrolada/
INGREDIENTES
> 1/3 de xícara de chá de óleo vegetal (usei o de canola)
> 1/2 copo de leite morno
> 2 copos* de farinha de trigo
> 1 colher de sopa bem cheia de margarina* light
> ovo inteiro
> 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo (10g)
> 1/2 colher de café de sal
> 1/2 colher de café de açúcar
> 1 gema para pincelar
* aqui está o pulo do gato: tem que ser margarina, não pode ser manteiga e o copo é aquele copo de requeijão, mas quando você colocar a farinha, tem que apertar até enchê-lo, senão falta farinha, como aconteceu comigo.
RECHEIO
> 8 fatias de mussarela fatiada
> 5 fatias de presunto fatiados
> 1 cebola pequena batidinha
> 1 tomate grande sem sementes e em cubos
> bastante cheiro verde
> sal e azeite a gosto
> folhas de espinafre cruas (eu não tinha, mas fica muito bom)
PREPARO
Numa tigela coloque o fermento e regue com o leite morno. Mexa rapidamente com o fouet ou com um garfo. Adicione o óleo, o ovo e a margarina. Bata e reserve. Numa outra tigela coloque a farinha, o açúcar e o sal, misture bem. Faça um buraco no centro da farinha e despeje a mistura reservada. Mexa bem até começar a formar uma massa. Depois desta etapa passe a massa para uma superfície enfarinhada e sove-a por alguns minutos, até ficar lisa e homogênea. Faça uma bola com a massa, retorne ao recipiente, polvilhe um pouco de farinha, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso prepare o recheio, misturando os ingredientes e temperando. Quando a massa estiver descansada abra com um rolo de massa numa superfície enfarinhada até ficar na espessura que você desejar. Abra no formato redondo como se fosse fazer uma pizza, distribua o recheio sobre toda a massa e depois comece a enrolar delicadamente para não rasgar. Depois de enrolada dobre as duas pontas para o recheio não sair quando estiver no forno, pincele a gema de ovo, coloque numa forma untada e leve ao forno pré-aquecido em 210º por +ou- 30 minutos ou até ficar dourada.
Acompanhe o Cozinha Travessa no Facebook e no twitter.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.